Em artigo anterior nós mostrados fotos, preço e um comparativo de consumo dos motores 1.6 Sigma e 2.0 Duratec Flex da EcoSport Titanium 2013, na cor branca. Além disso, mostramos o carro na versão FreeStyle também na cor branca.

EcoSport Titanium Vermelha

Hoje nos mostramos as fotos externas e internas da EcoSport Titanium 2013 (modelo topo de linha com preço de R$ 70.190 reais) na cor vermelha. Começando com fotos externas.

EcoSport Titanium Vermelha

A Ford deve estar apostando em elevadas vendas da versão Titanium, pois, como mostramos em nosso post anterior, uma boa parte das EcoSport que estão chegando às concessionárias são dessa versão topo. Algo que não deixa de ser intrigante, já que pagar mais de R$ 70.000 reais em um EcoSport não é exatamente o que se pode chamar de "pechincha", sobretudo quando se tem a FreeStyle 2.0 quase R$ 8.000 reais mais barata. Ou até mesmo a 1.6, que deve muito pouco à 2.0 em termos de performance, e ainda consome bem menos.

EcoSport Titanium Vermelha

Isso pode ser também uma estratégia comercial: inundar as concessionárias com modelos topo de linha - que são mais caros e mais lucrativos - apostando no imediatismo dos consumidores - que não gostam de ficar esperando em filas de espera, e, portanto, acabarão pagando mais para pegar a versão Titanium.

EcoSport Titanium Vermelha

De qualquer forma, os 32 cavalos de potência adicionais e os quase 4 kgfm de torque são evidentes quando se sai de uma 1.6 Sigma - mais evidentes até do que os números fazem supor, já que, no 0 a 100 Km/h, a versão 2.0 é pouco mais de 1s mais rápida. Ocorre que a maior disponibilidade de torque em baixa rotação permite uma trânsito urbano com menor número de trocas de marchas.

Entretanto, apesar da maior cilindrada, o Duratec 2.0 Flex é mais barulhento e áspero que o o Sigma 1.6 Flex - um motor que apresenta um funcionamento muito suave. O fato é que esse motor está preparado para receber a transmissão automática e a tração 4x4 e mesmo assim manter a agilidade.

Agora fotos do interior do EcoSport 2013 Titanium.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

O interior da versão Titanium já vem de série com 6 airbags, sensores de chuva e de iluminação, espelho interno fotocrômico e sistema keyless de abertura das portas e de partida.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

O sistema SYNC - desenvolvido pela Ford em parceria com a Microsoft - aceita comandos de voz, mas ainda não incorpora um GPS.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Em termos de padrão de construção, não resta dúvida que esta EcoSport está anos luz à frente de sua predecessora. Essa é, pelo menos, a impressão inicial, já que o painel transmite uma sensação de solidez não vista no modelo anterior. Se esse painel apresentará muitos barulhos com o uso, só o tempo dirá.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Entretanto, se em padrão de construção o interior da EcoSport em geral, e da Titanium em particular, agrada, o mesmo não se pode dizer dos materiais utilizados. Um carro de mais de R$ 70.000 reais deveria entregar um interior com uma sensação maior de luxo e sofisticação.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Esta versão Titanium tem um painel bicolor para se diferenciar das demais, mas isso só não justifica. Além disso, tem o problema do design interior que já nasce de certa forma "cansado", já que é o mesmo visto no New Fiesta, carro que recebeu um facelift externo e interno na Europa recentemente.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Esse console central do painel do EcoSport 2013 foi desenvolvido pela Ford para o New Fiesta em uma época que os telefones celulares da Motorola, especialmente o V3, eram o supra-sumo da tecnologia móvel. Ocorre que esse visual já foi superado há muito tempo. Hoje estamos na era do Apple iPhone/Ipad, com suas telas sensíveis ao toque, evidenciando o quão ultrapassado está o visual desse painel do EcoSport 2013.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Além desses aspectos de ordem estética, o interior do EcoSport revela algumas falhas adicionais. As maçanetas internas são muito pequenas e colocam em risco as unhas das mulheres - tradicionais compradoras desse carro.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Outro ponto que poderia ser melhorado é o porta-luvas, cuja tampa fica apoiada nas pernas do passageiro - evidenciando uma falha de projeto ergonômico. Além disso, o cintos de segurança normalmente se atraca com o mecanismo de inclinação do encosto do banco.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Enfim, apesar de tais observações, é necessário conceder que o EcoSport 2013 tem design e acabamento interno superiores ao do Renault Duster - seu único concorrente de mercado, mas mesmo assim, pelos R$ 70.190 reais pedidos, o interior poderia ser melhor.

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Consumo de álcool (Motor 2.0 Duratec Flex)

Ciclo urbano (cidade): 6,7 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 8,8 Km/l

Consumo de gasolina

Ciclo urbano (cidade): 10,1 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 13,2 Km/l

Desempenho (Motor 2.0 Duratec Flex)

Aceleração de 0 a 100 Km/h: 10,6 segundos
Velocidade máxima: 180 Km/h (limitada eletronicamente)

EcoSport Titanium - por dentro - interior

Conclusão

O EcoSport Titanium 2013 é dono de um estilo contemporâneo e harmonioso, e de um bom pacote de equipamentos. Seu interior apresenta boa qualidade construtiva de montagem, mas em uma versão topo de linha que custa mais de R$ 70.000 reais, mereceria o uso de materiais mais sofisticados. E nunca é demais lembrar que o FreeStyle 1.6 16V Flex é o que apresenta a melhor relação custo x benefício.

12 Comentários

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  1. não curto muito carro na cor vermelha , a não ser que seja uma Ferrari...rs, mas acredito que na FreeStyle o vermelho deva cair melhor no meu gosto, a Titanium é muito caretona....e a FreeStyle já não tem os cromados e as rodas são em tom chumbo ,deve combinar melhor , apesar de que não compraria uma vermelha não...seria uma FreesStyle Branca...

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    1. Primeiramente cara seja sinsero, você não compraria nenhuma ok.
      Pois.. não é a cor que é o problema.

      O problema é os bancos né...
      Os bancos que não te dão dinheiro para compra essa precisidade..

      Mas não chora um dia vc consegue ao menos compra uma dessas usada..rs

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  2. Por favor: O que comprar (Um Honda CRV-2008 ou Um Ecosport-2013)?

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    1. EcoSport sem pensar nem 0,5 segundos: é flex, é nacional, é 0KM (garantia de 3 anos - sem dor de cabeça).

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  3. Devo ser um dos poucos que não gostaram dessa nova Eco.

    Perfil bonito, mas estragaram a frente com essa boca exagerada a "la Peugeot".

    R$ 70.000,00 num derivado do New Fiesta é meio salgado também, não acham?

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    1. na versão Titanium é mesmo. A melhor opção é a FreeStile 1.6, que sai por menos de 60k. Mas o carro é show.

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  4. Acho que o acabamento da Titanium deveria ter teto revestido em tecido, acabamento do sistema sync em black piano e painel emborrachado. Além de piloto automático e sistema GPS integrado.
    Seria o justo pelo preço e manteria a super margem de lucro da Ford.
    Como está hoje, é melhor comprar a versão 1.6 Freestyle, ou até mesmo a SE.

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  5. O acabamento interno está lindo!


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  6. Fui à Ford neste fianl de semana e dirigi a eco freestyle! Tenho um classe A 160, ha mais de 5 anos. Esperava um carro a altura em conforto e tecnologia. Encontrei. A nova eco é carro de verdade, não se confunde com aquela coisa anterior de mesmo nome. Existe a versão 1.6 titanium, com bancos em couro e 6 airbags, abs, e demais quetais, no catálogo ford, que sai por volta de R$67 760,00. Amigos, estou fechando uma, e tenho certeza de que nao me arrependerei!

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  7. So nao gostei dos controles de atalho no volante so de um lado, ou tem dos dois lados ou n tem em nenhum! ficou estranho!

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  8. Não comprem eco laranja savana, eu fiz um pedido e aguardei 90 dias e nada. tive que trocar por uma preta ebony. A empesa lança no mercado e faz propaganda desta cor, mas não consegue cumprir prazos.

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  9. Antes de pegar o carro verifiquem a junção da coluna "A" com o painel em ambos os lados. A minha Ecosport freestyle tem um pouco mais de 400km. Nao percebi a falha na junção no lado do carona de aproximadamente 1,5 cm. Resultado; uma barulheira dos diabos. Nesta semana irei deixar o carro na concessionária para tentar solucionar este problema.
    Em alguns blogs verifiquei o mesmo problema. Alguns carros tinham tbm no lado do condutor. De qualquer forma o carro é muito esperto. Gostei da compra.

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