Um sedã alemão é um símbolo de status, mas é também sinônimo de alta qualidade, design, performance e tecnologia. E, até um pouco tempo atrás, de preço alto. Ocorre que as versões de entrada desses carros têm tido seus preços reduzidos, sendo possível hoje adquirir um BMW 320i 2013 por um preço na casa de R$ 129.900 reais - R$ 50.000 reais a menos que o BMW 328i. Ainda haverá o BMW 316i com 136 cv - mais barato ainda.
O modelo apresentado nestas imagens é um BMW 320i Modern, que tem preço de R$149.900 reais (mesmo preço da versão Sport), e conta com faróis de xenônio, sies air-bags e sensores de estacionamento. Da mesma forma que o BMW 328i, o BMW 320i é equipado com um motor 2.0 turbo, mas a potência cai de 245 cv para ainda excelentes 184 cv, associado com uma transmissão automática ZF com oito velocidades.
É importante considerar que esse motor não apresenta aquele tradicional "lag", que é a tradicional ausência de torque em baixas rotações de motores turbo. Isso é coisa do passado graças ao Twin Turbo de geometria variável.
A potência máxima desde 2.0 Turbo chega aos 5.000 RPM e a curva de torque mantém-se praticamente plana, com torque de 27.5 kgfm entre 1.250 RPM e 4.500 RPM, o que resulta em um comportamento similar aos 6 cilindros em linha que tradicionalmente equipavam as BMW Série 3, mas com um consumo bem menor.
O resultado em termos de performance continua irrepreensível: velocidade máxima de 235 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em 7,3 segundos. Entretanto, a tecnologia aplicada a esse motor permite que esse carro, com esse nível de performance, estabeleça as seguintes médias de consumo de combústível:
Ciclo urbano (cidade): 11,1 Km/l
Ciclo rodoviário (estrada): 17,6 Km/l
O visual também não denota qualquer indicativo de se tratar de uma versão de entrada. Ao contrário, as rodas de liga leve de 17" compõem um visual característico de uma BMW Série 3, que nesta linha 2012/2013 apresenta-se com um design inspirado.
A frente da BMW 320i 2013 traz características de estilo já vistas no BMW Z4. Os faróis dispõe de "pálpebras" prateadas e uma série de detalhes em prata e preto na barra inferior do pára-choques.
Na parte de trás do BMW 320i temos arcos de roda moderadamente abaulados, fazendo com que pareça muito com o atual série 5. As lanternas traseiras tem visual recortado, e o pára-choque conta com refletores na parte de baixo.
No geral, a frente parece muito baixa e esportiva. Ela parece ser um pouco inconsistente com a lateral - um tanto quanto sóbria. Entretanto, a BWM propositadamente quis fazer a frente mais baixa e curvada para fora a fim de melhorar a eficiência aerodinâmica.
Interior
O interior do BMW 320i 2013 tem espaço suficiente para acomodar quatro adultos com conforto, e o porta-malas com capacidade volumétrica de 480 litros acomoda a bagagem de uma família de quatro componentes sem maiores problemas.
A posição de dirigir é perfeita, podendo ser encontrada facilmente usando as múltiplas regulagens dos assentos dianteiros. Os itens de série são os seguintes: teça LCD de 6,5 polegadas, sistema de som com seis alto-falantes, novo sistema iDrivemais fácil de usar. Sente-se falta, porém, das borboletas para trocas de marchas no volante e a direção não tem o sistema Servotronic variável presente na 328i.
O interruptor iDrive rotativo na console central apresenta agora um botão para acionamento direto do menu. O sistema de navegação pode ser pedido opcionalmente com a mesma tela de 6.5 polegadas, ou outra de 8" - profissional.
Comportamento dinâmico
O BMW 320i 2013 tem uma suspensão com calibragem que firme que privilegia a performance, mas sem deixar de ser confortável. Entretanto, em uma condução mais "viva", o motorista sentir-se-á seguro.
Segurança
Quanto à segurança, o Série 3 2013 foi premiado com cinco estrelas pela ANCAP após testes de colisão. Ele vem com tração selecionável e controle de estabilidade, bem como faróis automáticos, oito airbags, e o Active Protection, que é é capaz de tensionar os cintos de segurança e fechar todas as janelas em caso de os computadores de bordo sentir um acidente é iminente.
Conclusão
Este é o mais poderoso, mais econômico, mais avançado e aerodinamicamente eficiente BMW Série 3 já feito. É também o BMW Série 3 de entrada mais potente que já existiu, deixando para trás seus tradicionais rivais Audi A4 1.8 TFSI e Mercedes-Benz C 180.
BMW 320i - ESPECIFICAÇÕES
MOTOR
2.0 litros a gasolina de quatro cilindros turbo com injeção direta e turbo de geometria variável, 1997cc, taxa de compressão 10.0:1. Diâmetro x curso : 84 milímetros x 90,1 milímetros.
Peso em ordem de marcha: 1.425 kg
Dimensões: Comprimento de 4.620 mm, Largura de 1.811 mm e altura de 1.429 mm.
Transmissão automática de oito velocidades com modo Esportes e paddle shifters, tração traseira
FREIOS
F: Discos ventilados
R: Discos ventilados
Rodas / Pneus
F e R: 17-polegadas, 225/50 R17
Capacidade do tanque
de 60 litros
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL
Testado média: 13,2 Km/l
Oficial média: 16,7 Km/l (informado pela BMW)
esta nova Serie 3 esta demais ! frente muito nevosa ! que combina perfeitamente com a linha toda do carro , painel maravilhoso com volante em cinza , mas com certeza a versão "Sport" deve ser muito mais interessante do que esta "Modern" , já que as duas custam o mesmo preço . uma Sport Branca seria ideal.
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ResponderExcluirPor causa do preço, talvez? ;-)
ExcluirGostei bastante do pacote de itens de série, especialmente da Sport. Só gostaria de saber sobre o teto solar.
ResponderExcluirMotor 2.0 turbo de 184cv - será que não é o 1.6? Se for o mesmo 2.0 da 328i, quais seriam as mudanças? Apenas ECU?
O carro é muito bonito, sem a menor dúvida, na minha opinião, vence A4, Classe C e Volvo.
Além do mais, tendo em vista que o pacote de itens de série aumentou, bem como que o motor ganhou (bastante) potência, o preço está parecido com o anteriormente praticado (sem esquecer das mudanças de IPI).
Natan,o motor é 2.0 sim,mais adiante virá um versão com menos potência,provavelmente com motor 1.6
ExcluirO motor é 2.0, porém com menos pressão do TURBO, o que faz com que o carro obtenha menos potência...
ExcluirTração traseira, bom demais!!!!!!!!
ResponderExcluirPerfeita bmw o carro mais bonito que existe na minha opiniao parabens
ResponderExcluircomprei uma 320i linda e super gostosa,recomendo
ResponderExcluiressa gata eh completa? 2h 300 reais?
Excluirtenho um 320I 2007...Quero uma dessas!! Perfeita...
ResponderExcluirFazendo 16km/l na estrada com a gasolina podre que temos, onde oficialmente 25% é alcool e a gasolina com a maior concentração de enxofre do mundo? a BMW deve ter informado com a gasolina europeia, americana. a brasileira eu duvido....
ResponderExcluirAcabo de fazer 400 Km com minha BMW 320i nova (apenas 1600 Km)em estrada plana, com ar-condicionado ligado, gasolina supra/premium (R$ 2,30/l) com média de 115 Km/h, e a média deu 14,5 Km/l. Meu Civic dava 12 Km/l nas mesmas condições. Estou super satisfeito!!!
ResponderExcluirAFL
Corrigindo: a gasolina Premium custou R$ 3,30 e não R$2,30.
ResponderExcluirAFL
Gostaria de saber qual ou quais as diferenças entrte a 320i turbo e a modern turbo
ResponderExcluirComprei uma 320 sport maravilhosa, não tem o lag do turbo que é habitual, mas tem algumas coisas que não se "encaixam" o start stop, desliga toda hora que vc para no sinal mesmo que por 3 segundos acho muito pouco tempo, esse liga e desliga é muito chato, podia ser um tempo maior, tipo 6 a 8 segundos de parada; vc pode desligar no painel esse sistema mas toda vez que para e desliga, quando voltar a sair ele entra de novo no mesmo padrão.
ResponderExcluirAbastece com álcool que vc resolve o problema
ExcluirAlguém sabe quando chega a 316?
ResponderExcluirComprei uma BMW 320i 13/13 cor cinza mineral. Simplesmente é uma nave. Muito econômica. E é nervosa, quando piso a danada como motor bi turbo anda mesmo. O designer do carro está demais. Recomendo.
ResponderExcluirO designer? Tá sabendo legal...
ExcluirCOMPREI EM 02 2013 UMA 320I, ANTES TINHA UM FUSION V6 AWD COM TETO, SINTO FALTA DO TETO SOLAR E DE TRAÇAO INTEGRAL. A BMW E UM TESAO NA TOCADA, TORQUE LEGAL COMO O DO 6CANECOS E MAIS ECONOMICA, SINTO BASTANTE SEGURANÇA NA TOCADA EM CURVAS COM ALTAS VELOCIDADES E QUANDO FREIA PARA NA HORA, COISA QUE COM O FUSION NAO ACONTECIA. O CARRO BM É UM TESAO MAIS O BARULHO DO MOTOR ESTA ME DEIXANDO IRRITADO ATE ENCHER OS TUCHOS DE VALVULAS OS ESQUENTAR O MOTOR. PARECE QUE O MOTOR ESTA BATENDO. NA EPOCA QUE COMPREI FUI NA REVENDEDORA E CONSTATEI QUE É NORMAL POIS TODAS AS BMS NOVAS FAZEM. UMA PENA. SE NAO FOSSE ESTE SERIA PERFEITO.
ResponderExcluirATE FUI CALIBRAR UM DIA CEDO OS PNEUS E ESCUTEI UM CARA FALANDO AO OUTRO, QUE CARRO LINDO MAS PARECE QUE ESTA BATENDO O MOTOR. TEM DONOS DO BMW QUE NAO LIGAM MAS COMO EU ESTAVA ACOSTUMADO COM O SILENCIO DO V6 DO FUSION ISTO ME ENCOMODA.ESPERO QUE NAS REVISOES A BMW DE UMA SOLUÇAO P ESTE. MAS O CARRO VALE A PENA É UM TESAO.
COM CERTEZA NA HORA DE TROCAR VOU DAR ESTA 320 EM TROCA DE OUTRA, OU DE UMA 328 OU SONHANDO MAIS ALTO POR UMA 335.ABRAÇOS.
O q me "encomoda" é ver um dono de bmw que não sabe escrever.
ExcluirDepois destes comentários,vou embarcar numa,espero que seja brava e realmente econômica .
ResponderExcluircomprei uma 320 13/14, o carro é um tesao, pra quem gosta de uma tocada esportiva o carro é sensacional, o torque do carro é maravilhoso, a minha ta com 1600 kms, e com gasolina aditivada ta dando 13 km na estrada no modo eco-pro, no sport e andando contra os radres da 11 km, vale a pena pagar 125 paus, bmw, sinomino de prazer
ResponderExcluirPessoal estou querendo comprar uma BMW 320i 13/14, preço 126.750, a concessionária nao tira nada.
ResponderExcluirAndei olhando uma seminova 12/13 o cara estava pedindo 113.500 e acabou vendendo por 107.000, sera que a depreciacao e tao alta assim?
Compraria uma semi nova,pois a desvalorização não só deste carro mas tbem como os outros de outras marcas premium é muito alta,sempre que compro um sedan deste porte procuro pela versão com teto solar,pois acho inadmissivel um carro deste porte não ter o equipamento e tbem por gosto pessoal,pois gosto do equipamento,pois posso andar com os vidros fechados e o teto levantado para ventilação.
ResponderExcluirLogo também estarei com uma dessa e de preferencia branca.
ResponderExcluirJá tive uma BM325, hoje tenho um audi a4, vcs precisam conhecer o torque de um audi. Quem conhece um audi nunca mais volta ao BMW. É desnecessário mais vou comentar, Audi era o carro de uso pessoal de um tal de Ayton Senna da Silva, precisa falar mais ?
ResponderExcluirSó não esqueça que ele era sócio e detinha a marca no Brasil.....
ExcluirEu tenho dois A4 um B7 e um B8 e acabo de comprar a 320. Garanto que o que vc disse não é a realidade. Apesar do A4 2.0T ter mais torque, o câmbio multitronic (muito gostoso) deixa a arrancada muito lena comparada com a BMW. A tração traseira, precisão da direção, deixam a 320 mais gostosa de tocar. Única coisa que acho o A4 melhor é a maciez da suspensão.
ExcluirComprei uma 320i Preta Metalica, interior bege. Srs, e sensacional.
ResponderExcluirEstou impressionado com o carro (tudo bem que o meu carro anterior era um corolla) :-).
Mas estou satisfeito demais.
Paguei 107 ZERO (Comprei pessoa Juridica :-)
Valeu a pena.
Abs
Álvaro, em qual concessionária vc comprou? Foi difícil o trâmite?
ExcluirGalera,
ResponderExcluirLi a todos os comentários e fiquei realmente impressionado com os elogios a esse LINDO BMW 320i 2013.
Tenho um Corolla Fielder S 2006/2007, mas sou apaixonado pelo 320i. Nunca tive o prazer de dirigir um e fico viajando nos depoimentos.
Reconheço que nâo é para meu BICO, mas admirar nâo ofende CERTO.
Desculpem pelos erros de português, é que meu teclado é AMERICANO e ainda nâo descobri tds os sinais.
bob.jow@ig.com.br
Galera,
ResponderExcluirLi a todos os comentários e fiquei realmente impressionado com os elogios a esse LINDO BMW 320i 2013.
Tenho um Corolla Fielder S 2006/2007, mas sou apaixonado pelo 320i. Nunca tive o prazer de dirigir um e fico viajando nos depoimentos.
Reconheço que nâo é para meu BICO, mas admirar nâo ofende CERTO.
Desculpem pelos erros de português, é que meu teclado é AMERICANO e ainda nâo descobri tds os sinais.
bob.jow@ig.com.br
Tive uma 320i 2009, e foi uma péssima experiencia, com 34k começou a queimar óleo igual carro velho, baixava 1 litro quase toda semana andando regularmente, fiz um orçamento para retifica e ficou quase 10 mil reais, resumindo vendi o carro com o problema, BMW nunca mais!!! detalhe paguei mais de 100k no carro e vendi por 58k 3 anos depois. Muito cuidado galera!
ResponderExcluirBoa noite ...tenho uma 320i turbo ano 14 toda vez q entra em 1/4 De combustível acusa q está na reserva ....esta correto ou não.
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