A Presidenta Dilma Rousseff já deu carta branca ao Ministro da Fazenda - Guido Mantega - para autorizar a extensão do prazo de validade da redução dos impostos para carros até o fim do ano, com o objetivo de dar impulso extra na economia.

IPI Reduzido - Carros - Voyage e Gol Trend G6 2013

O Ministro da Fazenda, porém, ainda não confirmou a medida, mas o fato é que o governo tende a prorrogar a desoneração do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis, linha branca, móveis e painéis de madeira, o qual teria prazo para terminar no próximo dia 31.

IPI Reduzido - Carros - Voyage Trend G6 2013

A equipe econômica finaliza os estudos sobre os benefícios de se abrir mão de mais R$ 2 bilhões de arrecadação de impostos nos próximos meses, principalmente em um cenário no qual a arrecadação de impostos vem ficando abaixo do previsto.

IPI Reduzido - Carros - Gol Trend G6 2013

Entretanto, apesar da arrecadação estar se reduzindo, as despesas do governo com pagamento de juros também estão diminuindo graças à redução da taxa de juros SELIC, o que permite manter os impostos mais baixos sem comprometer as contas do País.

IPI Reduzido - Carros - Gol Trend G6 2013

Apesar de a decisão de manter os impostos para carros mais baixos até dezembro, o ministro Guido Mantega negam publicamente a continuidade, sob o argumento de que perde-se muito da efetividade da medida ao antecipar que o desconto continuará. Por isso, a extensão do benefício tributário só será divulgado na véspera.

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Outro fator que fez com que o governo decidisse prorrogar a desoneração tributária dos automóveis foi a perspectiva de baixo baixo crescimento da economia brasileira este ano, cujas estimativas variam entre 1,5% e 2%, segundo cálculos dos técnicos do Ministério da Fazenda.

IPI Reduzido - Carros - Gol  Trend G6 2013

Assim, o governo pretende que os três últimos meses de 2012 sejam aquecidos o suficiente para ingressar em 2013 em um ritmo bem mais forte do que este ano, e para isso, nada melhor que vendas de automóveis em alta.

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O ministro Guido Mantega também irá cobrar dos setores beneficiados um repasse integral aos consumidores do desconto do imposto. Em maio, quando a medida foi anunciada, isso também foi informado, mas há informações de que houve retenção dos lucros em alguns casos em benefício de concessionárias.

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O setor automotivo se reúne hoje no Ministério da Fazenda, onde serão debatidos se o benefício é efetivamente necessário, já que há, dentro do governo, economistas que consideram que o preço mais acessível dos veículos estimula a compra, já que muita gente que não estava pensando em trocar de carro, optou por comprar um novo.

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Atualização (30/08/2012) : O governo brasileiro prorrogou a redução do IPI dos automóveis até 31 de outubro de 2012. Já a redução de IPI para móveis e linha branca (geladeiras, máquinas de lavar roupa, fogões, etc) foi prorrogado até 31/12/2012. Fonte: Planalto
Com informações: Brasil Econômico

7 Comentários

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  1. Na fé, eu gostaria que estes carros voltassem a custar o que era e com um grande aumento, bancos de financiamento e consórcio deveriam mudar seus planos de financiamento com entrada de 80% do valor do veículo e parcelas em poucas prestações. Meu Motivo de pensar assim. ESTÁ FICANDO HORRÍVEL DE SE CAMINHAR, TRANSITAR A PÉ, DE BICICLETA E QUALQUER OUTRO MEIO EM QUALQUER CIDADE DO PAÍS, ESTÁ VIRANDO NUM CAOS GERAL. Estou pressentindo, vergonha geral nos eventos de 2014 e 2016 e um trava geral nas grandes metrópoles em no máximo 10 anos.

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    1. Estou supondo que você é da privilegiada parte da sociedade que tem perfeitas condições de se comprar um carro à vista.

      Também acrescento que você jamais dependeu de transporte coletivo para trabalhar. Experimente andar de ônibus, trem ou metrô TODO santo dia para ir trabalhar...

      E também mostra total desconhecimento de como funciona a roda da economia. Quantas pessoas você conhece que tem NO MÍNIMO R$ 22.000,00 à vista para comprar um carro? E isso estou considerando um carro 1.0, de entrada...

      Geração de empregos que se dane, né? Só rico deveria comprar carro... Pobre que se lasque. Ah... Mas não se esqueça de que o pobre é justamente a MAIORIA da população neste país. É o que mais consome e o que faz a roda da economia girar, sendo a força de trabalho para os empresários e também os assalariados, que são justamente os consumidores.

      E eu gostaria de que a Administração deste blog não apagasse este comentário, pois gostaria muito de saber a posição do Sr. Natan quanto à situação econômica da maioria da população deste país.

      Dizer coisa sem o mínimo de conhecimento de como funciona a economia de um país é dose pra leão! Falar por achismo é fácil... Difícil é argumentar com consistência.

      Sobre o trânsito das grandes cidades, o governo tem que investir em TRANSPORTE PÚBLICO DE QUALIDADE. Isso não se resolve de um dia para o outro. É culpa da política errônea de transportes introduzida pelo governo de Juscelino Kubitschek nas décadas de 1950 e 1960, onde se privilegiaram apenas os transportes individual e rodoviário.

      Mas o Juscelino estava num beco sem saída... Como fazer o Brasil deixar de ser um país agrário? Atraindo as empresas multinacionais por aqui... Dentre elas, as montadoras, que exigiram estradas para os carros fabricados delas rodarem!

      E assim, o Brasil deixou de ser um país essencialmente agrário...

      E Natan, vai responder o meu post ou vai ignorar como você faz? Quero que você me aponte onde que a solução que propôs satisfaria os interesses da classe mais pobre e também da classe mais rica...

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  2. com certeza vai ser prorrogado , sempre é assim , se mantém o suspense até o último momento e o povo corre pra comprar as montadoras batem recordes...simplesmente as montadoras estão bem estocadas , por isso será prorrogado , puro jogo de interesses .

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  3. Foi prorrogado até 31 de outubro!

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  4. Ele já tinha sido prolongado até outubro, agora é até dezembro, isso é muito bom para que não tem carro é está juntando dinheiro para comprar e também para as pessoas que querem trocar de carro. Eu acho que isso pode diminuir o preço do carro, mas com certeza vai trazer mais lucro para as empresas, porque a cada 1 carro que uma pessoa compra sem o imposto reduzido e com imposto reduzido a cada um carro comprado 2 carros são comprados com o IPI reduzido.

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  5. Oi pessoal aqui no Brasil só se fala em redução de IPI da linha isso linha daquilo, quero ver na ora que for necessário uma boa arrecadação para pagamento dos funcionários de cada montadora, este lucro que as mesmas estariam lucrando a mais, realmente estão sendo repassados aos seus colaboradores.
    Outro ponto polêmico é a questão dos juros abusivos cobrados pelas financiadoras, cobrando juros cumulativos, o que na verdade deveriam ser amortizados gradativamente.

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