A Fiat do Brasil lançou a linha 2014 da Fiat Strada - carro que chega com mudanças estéticas e funcionais, das quais a mais eloquente é a nova versão com a presença da terceira porta, opção esta disponível para as configurações Cabine Dupla, e posicionada do lado direito, dobrando o espaço de acesso para banco traseiro do carro.
O visual externo também foi alterado, onde se observa uma linha de cintura mais alta e uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros na altura, oferecendo mais volume para carga. As novas lanternas traseiras, colocadas em uma posição mais elevada e invadindo a lateral, contribuem para dar a sensação de que a picape cresceu em tamanho.
A versão Working também recebeu um novo para-choque dianteiro. Além das reformulações visuais citadas, a picape conta com abertura elétrica da tampa do combustível; porta escada; novo vidro traseiro; novo volante para Trekking e Adventure, entre outras novidades.
A gama do Fiat Strada 2014 será composta por seis versões: três Working (com cabines curta, estendida e dupla) com motorização 1.4 Flex; uma Trekking (com cabine dupla) com propulsor E-torQ 1.6 16V Flex; e duas Adventure (com cabines estendida e dupla) e motor E-torQ 1.8 16V Flex.
Terceira porta
A Fiat optou pela adoção da terceira porta do lado direito após estudos que apontaram que sua adoção garantia maior conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro, evidenciando que essa alteração não é apenas uma questão estética, já que foram estudados todos os aspectos construtivos do carro, dos clientes, e da sua usabilidade. No processo de desenvolvimento da picape ficou claro que a solução técnica mais adequada para o veículo seria a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.
Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, com boa solução estética, e que foi desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.
Outro detalhe importante: a Nova Strada Cabine Dupla não tem coluna central do lado direito, o que permitiu um ganho de espaço para o acesso ao banco traseiro. Com essa solução a área de acesso à sua parte traseira foi ampliada em cerca de 100%. Anteriormente, o espaço disponível para entrada de passageiros na parte traseira do seu interior era de 0,5 m2, área que cresceu para 1 m2 com a nova configuração.
Além do novo design da Strada 2014, certamente mais elegante, a pick-up leve ganhou uma caçamba com mais espaço para carga — ela passa a ser a picape compacta com a maior capacidade volumétrica do mercado. As laterais passaram por uma completa reformulação e ganharam linha de cintura mais alta e novos vidros laterais.
As lanternas traseiras foram inteiramente renovadas e receberam posicionamento mais elevado, compondo um visual harmônico entre as novas laterais e tampa traseira, que remetem a um design mais contemporâneo.
Todas as versões ganharam novas molduras para as caixas de rodas e para a tampa traseira que, juntamente com o novo para-choque traseiro, mais envolvente, resultou um visual mais agressivo e robusto para o carro. O porta-escada e a grade de proteção do vidro traseiro também foram redesenhados. E a versão Adventure, por sua vocação off-road, ganhou também uma nova moldura no para-lama. Enquanto a versão Working, a de entrada, ganhou um novo para-choque dianteiro, na cor preta.
O Fiat Strada 2014 também tem uma caçamba maior, que cresceu oito centímetros em altura. Em relação à caçamba anterior houve um incremento de quase 18% na capacidade do volume de carga. A versão com Cabine Curta, a que obteve maiores benefícios no que diz respeito ao volume a ser transportado pode, agora, levar cerca de 120 litros a mais de volume de carga. A Cabine Estendida ganhou mais 110 litros de capacidade e a Cabine Dupla foi beneficiada com mais 100 litros no seu volume total.
Lista de equipamentos de série
Uma novidade da Strada 2014 é o sistema de abertura da tampa de combustível, que agora pode ser feito eletricamente. Trata-se do mesmo sistema encontrado no Fiat Bravo. Internamente ela ganhou novo volante (nas versões Trekking e Adventure) e pomo do câmbio e manopla freio de mão na cor preta, que se alinham com o visual interno do carro e a nova composição de cores escolhidas para a linha.
As versões com Cabine Dupla também ganharam quatro novos porta-objetos, e a versão Adventure recebeu quadro de instrumentos com uma grafia mais moderna ― que melhora a visualização diurna e a leitura dos instrumentos. Além disso, a Adventure equipada com câmbio Dualogic® Plus pode vir com volante multifuncional forrado em couro, com a opção de mudanças de marchas por meio de borboletas. A versão top da gama também vem de série com rodas de liga leve com aro de 16”.
Motores
As três motorizações estão divididas de acordo com a versão de acabamento. A Working vem equipada com o Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol). Os modelos Trekking dispõem do E-torQ 1.6 16V Flex com potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).
Fiat Strada Working 1.4 Flex
Esta versão chega com um novíssimo design e continua sendo oferecida com três opções de cabine: Curta, Estendida e Dupla. Airbags frontais e freios com assistência ABS agora são itens de série em todas as versões.
Na parte externa, o novo para-choque na cor preta harmoniza melhor com seu visual, que passou a ser ainda mais robusto, colaborando para compor o visual de um veículo que tem sua utilização mais voltada para o trabalho.
A versão de entrada da Strada também conta com a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla, que facilita o acesso ao seu interior. Grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas também são itens de série, assim como vários outros equipamentos.
Esta versão chega com um novíssimo design e continua sendo oferecida com três opções de cabine: Curta, Estendida e Dupla. Airbags frontais e freios com assistência ABS agora são itens de série em todas as versões.
Na parte externa, o novo para-choque na cor preta harmoniza melhor com seu visual, que passou a ser ainda mais robusto, colaborando para compor o visual de um veículo que tem sua utilização mais voltada para o trabalho.
A versão de entrada da Strada também conta com a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla, que facilita o acesso ao seu interior. Grade protetora do vidro traseiro e porta-escadas também são itens de série, assim como vários outros equipamentos.
Fiat Strada Trekking 1.6 16V Flex
Este modelo passou por reformulações em sua gama e a partir de agora será oferecida com Cabine Dupla.
Sua lista de itens de série conta com direção hidráulica, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura, ar-condicionado e abertura elétrica da tampa do combustível.
Por se tratar de um modelo com Cabine Dupla, também virá com a terceira porta como item de série.
Este modelo passou por reformulações em sua gama e a partir de agora será oferecida com Cabine Dupla.
Sua lista de itens de série conta com direção hidráulica, travas e vidros elétricos e volante com regulagem de altura, ar-condicionado e abertura elétrica da tampa do combustível.
Por se tratar de um modelo com Cabine Dupla, também virá com a terceira porta como item de série.
Strada Adventure 1.8 16V Flex
Continua com as versões com Cabine Estendida e Dupla. Mas para 2014, o modelo que é topo de gama da linha passa a contar com algumas novidades.
Entre seus itens de série se destacam: rodas com 16 polegadas calçadas com novos pneus de uso misto, chave-canivete com telecomando, banco do motorista com regulagem de altura, abertura elétrica da tampa do combustível, novo quadro de instrumentos com grafia mais moderna e melhor visibilidade diurna e, também, a terceira porta traseira para a versão Cabine Dupla.
Opcionais
Diferencial blocante Locker ― dispositivo mecânico que tem a função de dividir e distribuir igualmente o torque entre as rodas motrizes ―, chegou na linha Adventure e agora passa a ser disponível também para a versão Trekking. Ele permite que o usuário consiga superar trajetos e obstáculos que as picapes pequenas não conseguem.
Câmbio Dualogic Plus, que proporciona mais conforto para o motorista em trajetos urbanos e também facilita nas manobras, passa a estar disponível para as duas versões Adventure ― Cabine Estendida e Cabine Dupla.
Vídeo oficial de apresentação
Tabela de preços
- Fiat Strada Working 2014 1.4 Flex – R$ 33.750
- Fiat Strada Working Cabine Estendida 2014 – R$ 36.870,00
- Fiat Strada Working Cabine Dupla (3 portas) 2014 – R$ 42.330
- Fiat Strada Trekking CD (3p) 1.6 2014 – R$ 48.360
- Fiat Strada Adventure CE 1.8 2014 – R$ 49.480
- Fiat Strada Adventure CD (3p) 1.8 2014 – R$ 54.360
ficou mais bonita, mas poderiam ter mudado a frente tb
ResponderExcluirO que já era bom ficou ainda melhor... parabéns FIAT.
ResponderExcluirQuanto ao consumo, alguém pode me responder!
ExcluirAdventure consome tanto quanto uma S10 flex. E custa quase o mesmo...
ExcluirA Fiat sempre inovando! Foi a primeira a oferecer uma picape compacta derivada de um hatch(147 Pick Up), a primeira a ter uma com cabine estendida, primeira de fábrica com cabine dupla...e outras marcas só copiaram as ideias. Não é a toa que é a líder no mercado brasileiro. A Strada, a melhor picape compacta do Brasil, vai continuar vendendo muito e agora é esperar as outras copiarem a cabine dupla e a porta suicida também. rsrsrs
ResponderExcluirSE NÃO ME ENGANO, A PAMPA JA TEVE CABINE DUPLA
ExcluirTeve...MAS UMA MODIFICAÇÃO FEITA PELA SOUZA RAMOS e não originalmente pela Ford. Portanto a Fiat foi a pioneira em oferecer cabine dupla em uma picape compacta DE FÁBRICA.
Excluira Saveiro esta lançando a cabine dupla para o segundo semestre. veja no site abaixo
Excluirhttp://caranddriverbrasil.uol.com.br/segredos/projecoes/saveiro-de-cabine-dupla-chega-no-2-semestre/7302
Parabens para a fiat
ResponderExcluirparabens ??? porque ?? a fiat só faz remendos na strada mais nada. não entendo porque a fiat ainda perde tempo com essa carroça porque não lança logo um modelo novo se a nova fiorino já esta pronta porque não faz logo uma strada
Excluirmeu querido a fiat usa isso para inovar não é igual as outras ``carroças´´ q fazem merda por ai igual a saveiro nunca muda nada
ExcluirÉ isso mesmo! Concordo plenamente com o amigo. Tenho uma strada CD 1.4. Ela é ótima. Tenho um sítio e sou representante comercial. Ela é realmente muito útil. Só falta entender direito essa questão da terceira porta nas questões de segurança.
ExcluirE a VW ainda com seu velho motorzinho de 104 burritos :x
ResponderExcluirE a FIAT , como o 1.4 de 80Burritos!
ExcluirAcertaram na traseira e esqueceram da frente. Poderiam também ter diminuído os plásticos que adornam a pickup. Mas pela inovação a Fiat está de Parabéns e, aliás, por enquanto a única multinacional que está produzindo veículos exclusivamente para o mercado brasileiro.
ResponderExcluirSe o passageiro atrás quiser sair o da frente tem que tirar o cinto, isso vai desgastar bem rápido.
ResponderExcluirtem q tirar o cinto, abrir a porta e sair do carro tb, pq p abrir a terceira porta, precisa abrir a porta do passageiro da frente tb
Excluiroq adianta essa terceira porta? kkkkkkkkkkkkk
Também quero entender sobre esta 3a. porta!!!
ExcluirA terceira porta ou porta suicida foi copiada e melhorada do sistema norte americano. Subentende-se que para alguém andar atras deva haver alguém na frente. Acho mais desgastante ter q levantar o banco do que abrir a terceira porta. O pessoal fala muito mais nao fez o teste drive.
ExcluirLinda, só fiquei triste por ter comprado a minha 2013, já estou no prejuízo.
ResponderExcluiressa porta.. com esse cinto..nao vai prestar...futuramente vão colocar a coluna lá..é o unico jeito..melhor comprar a de 2 portas msm!!!
ResponderExcluircaseta to vechado comprei a minha a 2 meses
ResponderExcluirvou ter que trocar a fiat vai ter que negociar comigo
ResponderExcluirEu negocio 300 parcela de R$100...
ExcluirAo ler esta matéria(ou seria propaganda) do FIAT Strada, vem em mente algumas perguntas.
ResponderExcluirQual o espaço interno da cabine dupa e da extendida?
Uma pessoa com 1,80m conseguiria ficar no banco de trás sem ficar encolhendo as pernas?
É possível abrir a porta de trás sem ter q abrir a da frente antes?
Pq o estribo lateral só na versão Adventure?
abraços
CignusRJ
LINDA PICK UP. VOU CONFERI-LA DE PERTO.
ResponderExcluirSei que o pessoal deste blog odeia FIAT, mas eu achei linda essa pick-up. Aqui na Europa os veículos para trabalho da FIAT estão dominando, Ducato e Dobló. Compraria uma fácil. Parabéns FIAT !
ResponderExcluirRealmente ela ficou linda, só achei muito estranho é que pelo que vi, a porta (traseira) só abre,se o passageiro da frente tirar o cinto de segurança certo ou estou equivocado?
ResponderExcluirE o passageira de traz pode tropeçar no no cinto ao sair do veículo.
Muita gente preocupada com a terceira porta, mas ninguém fala quase nada sobre autonomia, que é o mais importante. Como tem gente estúpida nesse pais. A strada adventure, é uma grande consumidora de combustível para um carro de pequeno porte, ninguém acha ruim?! A fiat tem a obrigação de fabricar um carro potente que possa ser econômico também. Qual a vantagem de andar num carro que consome tanto quanto uma S10?! E ainda ser menor, menos confortável e etc?!
ResponderExcluirSergio miranda
ResponderExcluirEstou saindo de uma saveiro cross 2013 e estou procurando outra pick up pra comprar e a strada esta entre as melhores opções sou representante comercial ando por dia 120km media isso entre cidade e estrada gostaria de saber sobre o consumo da ad venture pois pra mim é a única que serve por ser mais bonita e talvez a trekking também seja opção por ser 1.6 e e-torq se puderem me ajudar eu agradeco
ResponderExcluircomprei uma working só estou esperando chegar;comprei pelo plano produtor rural,mas estar demorando muito a chegar estou ansioso para pega-la
ResponderExcluirCaro amigo Fabio Sudre, já tive uma pampa , saveiro e f.1000 , comprei uma strada cabine estendida trekking em 2006 (180.000 rodados com migo, sou único dono) , até hoje estou com ela , é uma picape econômica e muito robusta , aguenta tranco , e muita carga , pesada não fica sambando na pista como a velha pampa, trabalho com vendas e supervisão de obras , e ando cerca de 80 kl dia , estou comprando a cabine dupla da mesma categoria 2014.
ResponderExcluirEm relação ao consumo acredito que a ad venture 1.8 pela sua motorização consome bem mais que a trekking 1.6 , a saída é muito boa , só não compre a 1.4 working , porque ? não mudou quase nada (ainda é correia dentada) e não tem caprichos como as outras duas versões, recomendo como consumidor nato strada da fiat em geral , meu nome é Washington o meu e-mail não entrou , coloquei o da minha filha , abraço ! recife-pe / no dia em que perdemos um dos maiores cantores que vi cantar REGINALDO ROSSI.
ResponderExcluirUma bosta já tive uma.
ResponderExcluirNão é uma maravilha, mas tb não é ruim..... é boa. A minha esta com 58mkm troquei pneus, bateria e lonas de freio traseiro. Nunca encomodou.... embora tenha a folga na cx de direçao desde nova. Agora o pessoal ai falar q a Fiat ta de parabens q nao sei o q, para né!!! Poderiam pegar a plataforma do GRAN SIENA e fazer a adventure a partir dela, maior e mais larga com entre eixos uns 10 cm maior, freio a disco na traseira, com o motor 1.4 TURBO do punto e esse dualogic mesmo.... ficaria show
ResponderExcluirtambem comprei uma, deve ser boa pórque quem tem nao vende,nao achei usada pra compra, quamdo encontra é quase preço de nova. ao contrario das concorrentes,saveiro e montana.
ResponderExcluirfiat é fiat ,as demais é restyo
ResponderExcluirNunca fui fan da fiat...mas realmente tenho que tirar o chapel para a strada..parabenz belo carro...
ResponderExcluirmuito boa, tenho uma 1.8 2013 2 portas cabine dupla, realmente bebe um pouco, tbm ja tive a 1.4 cd, mas não gostei muito fraca pro tranpo e pessimo acabamento interno, a 1.8 cd faz aproximadamente uns 8 km com 1lt gasolina na cidade e 12 na strada
ResponderExcluiralguen sabe me informar se com esses aro 16 aumentou o consumo de de combustivel e se é melhor com aro 15
ExcluirPeople are not realizing that, had there been no 3rd door, then if the rear passenger would want to get out of the rear bench, the front passenger would have to unbuckle his seat belt, get out of his seat, pull the seat front. Only then the rear passenger would be able to come out.
ResponderExcluirThis 3rd door eliminates the need for the front passsenger to leave the car and pull the seat front. So it's a plus point in every sense.
Não posso falar desse modelo. mas tenho uma Adventure 09/10. É um carro bom, mas o consumo não é dos melhores. Faz 7,9 km/l na cidade com gasolina. Na estrada o consumo só fica melhor se andar a menos de 4000 giros, ou seja, cerca de 110 km/h.
ResponderExcluirtenho uma adventure 3 portas 2014, e os pontos fracos são: consumo excessivo 5,5 km com etanol na cidade, e a direção dura demais, acabei de instalar um kit gnv 5ª geração com dois cilindros de 6,5 M³ em baixo da caçamba por R$ 4.600,00, com cerca de R$ 20,00 de gnv ando 140 KM na cidade, no mais é só alegria, atendeu minha familia de 4 pessoas, meu esporte ( voo livre ) que me obriga estar sempre em áreas rurais e a suspensão alta faz a diferença, e a caçamba leva minhas máquinas.
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