O Lexus RX350 é o crossover de luxo da Toyota, que procura associar o proporcionando o conforto de um carro de passeio com a versatilidade de um utilitário esportivo, além da segurança do sistema inteligente de tração 4X4 com controle ativo de torque. O preço inicial é de R$ 298.000 reais.
O RX350 tem uma aparência esportiva mais suave na frente com novos para-choques, complementada com o design do novo farol, luzes de LED em formato de “L” e molduras exclusivas nos faróis de neblina. As lâmpadas das lanternas traseiras e da placa traseira também foram atualizadas.
O interior recebeu inovações no modelo 2012. O volante foi redesenhado e o console central foi aprimorado para proporcionar fácil acessibilidade aos compartimentos e equipamentos deste SUV.
Mecânica
O Lexus RX350 é equipado com um motor V6 de 3.5 litros VVT-i, que gera 277 cv de potência máxima a 6.200 rpm. O sistema VVT-i controla o tempo de abertura das válvulas de admissão, otimizando a dirigibilidade e performance.
A transmissão de seis velocidades e eletronicamente controlada com inteligência (Super ECT) produz resposta rápida de mudanças de marchas com a ajuda de válvulas solenóides lineares em miniatura de alto fluxo, que controlam o fluido de transmissão.
A transmissão automática sequencial permite ao condutor mudar a marcha manualmente quando desejado, primeiro movendo a alavanca para a posição "S" e, em seguida, empurrando-a para frente (+) para avançar as marchas e para trás (-) para reduzir. No modo automático, um conjunto inteligente de mudanças de marcha define padrões com base na velocidade do veículo, posição do acelerador e tipo de superfície percorrida.
A suspensão traseira do Lexus RX350 conta com braços triangulares superpostos. Outro benefício importante nessa configuração da suspensão traseira é que o porta-malas tem uma maior área de carga. Já a geometria da suspensão dianteira foi otimizada com uma barra estabilizadora espessa. Molas helicoidais dianteiras se comprimem em direções opostas, impedindo que os efeitos negativos de compressão da suspensão passem para a direção.
O sistema de direção é elétrico e se ajustada automaticamente em resposta à velocidade do veículo, com maior atuação em baixas velocidades e uma maior interferência em altas velocidades.
Segurança
Um dos destaques do RX350 é o sistema VDIM - Vehicle Dynamics Integrated Management (Gerenciamento Integrado do Comportamento Dinâmico), que gerencia de maneira integrada os sistemas eletrônicos e de controle dinâmico do veículo, incluindo freios ABS (que também trazem distribuição eletrônica de frenagem e assistência à frenagem), o controle de tração e estabilidade e a direção assistida. O VDIM foi projetado para antecipar o início de uma derrapagem ou deslizamento do veículo e ajudar a corrigir a situação, controlando a frenagem individualmente nas quatro rodas e as respostas do acelerador.
O RX350 possui o Hill-Start Assist Control (HAC – Controle de ajuda de saída em ladeiras), que usa a pressão do freio para ajudar a impedir que o veículo se mova para trás na partida em aclive. Se o veículo estiver parado com o pedal de freio ativado, pressioná-lo mais aciona o recurso. A pressão do freio é então mantida durante aproximadamente dois segundos depois que o pedal é liberado, proporcionando tempo hábil ao condutor mudar para o pedal do acelerador e arrancar.
O RX350 é equipado com 10 airbags, incluindo bolsas laterais tipo cortina, nas laterais dos assentos dianteiro e traseiro e para os joelhos do condutor e do passageiro da frente. Um sensor de rolagem aciona os airbags laterais tipo cortina caso seja detectado um predeterminado limite de inclinação do veículo.
Também é item de segurança do RX350 o apoio de cabeça para os passageiros com sistema mecânico anti-colisão traseira. Esse equipamento limita o movimento do pescoço dos ocupantes do veículo nessa situação, reforçando a prevenção de lesões na coluna cervical.
O RX350 traz também faróis de xenônio com lavador e regulagem de altura, controle de tração e estabilidade.
Conforto e Conveniência
O luxo do Lexus RX350 começa com a forma como o motorista interage com o seu veículo. O modelo é equipado com botão de partida sem chave SmartAccess. Assim que o condutor se aproxima do veículo, as lâmpadas de cortesia internas e externas se acendem. Ao abrir a porta, a iluminação do painel de instrumentos se apaga gradualmente. Quando o motor é ligado, os ponteiros dos instrumentos de medição e as marcações se acedem, seguido pelo mostrador com informações múltiplas. Depois que o condutor sai do veículo, as luzes se apagam em intervalos diferentes.
O sistema de controle de clima oferece resfriamento e aquecimento rápidos. Um compressor detecta o fluxo da refrigeração para otimizar o controle do motor e a economia de combustível. Um sensor de fumaça disponível foi projetado para detectar partículas nocivas (CO, HC, NOx) das emissões de escape de outros veículos e de alternar automaticamente entre os modos de ar fresco e recirculação.
O RX350 aceita diversas fontes de arquivos de música, em seu Lexus Premium Sound System (Sistema de som Premium), com entradas auxiliares e USB, além de conectividade Bluetooth®. Quando um iPod® estiver ligado na porta USB, informações como nome do artista, álbum e faixa podem ser exibidas na tela central (que é operada por um mouse localizado no console), ou no rádio do carro.
O compartimento de armazenamento do console central acomoda facilmente diversos dispositivos eletrônicos, mantendo os fios ocultos. O sistema de som de última geração oferece 12 alto-falantes e quatro twitters.
Também compõem a lista de equipamentos do RX350 itens como coluna de direção regulável em altura e profundidade e com recolhimento automático elétrico, bancos dianteiros com aquecimento, controle de velocidade de cruzeiro, limpador de para-brisas com temporizador de velocidade, câmera de ré e sensor de estacionamento, entre outros.
Design
O RX350 combina uma versão dinâmica do design Lexus acentuada por "ombros" largos. As molduras das janelas laterais têm um acabamento brilhante ao longo de uma linha sutilmente côncava, entre as colunas A e C, estendendo-se para as extremidades dianteira e traseira.
A nova frente é destacada pela grade tipo spindle, que leva a assinatura Lexus. A borda superior da grade é colocada abaixo da borda superior do conjunto de faróis para dar uma aparência mais agressiva. As luzes de LED, bem como a combinação das lâmpadas traseiras, refletem o motivo "L". Os faróis de neblina são integrados à parte inferior do para-choque dianteiro.
Os pára-lamas dianteiros pronunciados avançam em direção às portas em um movimento cônico que envolve os cantos traseiros, integrando-os perfeitamente ao veículo. A parte inferior da carroceria realça as rodas de 18 polegadas, outro item de série.
As portas de passageiros estendem-se abaixo da soleira de entrada, dificultando a entrada de sujeira e umidade. Uma característica distintiva das maçanetas das portas é a superfície sutilmente torcida para fora, da frente para a traseira, para proporcionar uma empunhadura mais confortável. Os espelhos laterais são dotados de lâmpadas de LED para sinalização de conversões.
Sem palavras ! o carro é sensacional ! cara que eu me lembre nunca vi a um Lexus que pode ser considerado feio ....é só nave que os caras fazem , e claro com a qualidade garantida Toyota, os japas não são fracos não , pelo contrário são uma potência .
ResponderExcluirCuma??? 300k dilmas... nem voar ele voa!!! sem chance, tô fora!!!
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.