O Renault Duster 2.0 Dynamique Automático é o modelo topo de linha da linha do SUV da Renault, com preço sugerido de R$ 64.900 reais, o mesmo pedido pela versão 4x4 AWD - esta equipada com o câmbio mecânico.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática

Assim, observa-se que no topo da tabela de preços da linha Duster há duas opções: uma para quem deseja conforto e não irá enfrentar trilhas pesadas - Dynamique 2.0 Automática, e outra para quem pretende disposição off-road de fato em seu carro - Dynamique 2.0 MT 4x4 AWD.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática - perfil

O Renault Duster desde que chegou ao mercado logrou êxito em impor concorrência ao eterno líder do segmento - o Ford EcoSport. Na realidade, superou o modelo da Ford em vendas nos dois últimos meses de 2011.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática - traseira

A lista de equipamentos de série neste Renault Duster 2.0 Dynamique Automático é a seguinte: ar, direção, travas e vidros dianteiros elétricos, motor 2.0 16V flex associado com câmbio automático, ABS, retrovisor elétrico, banco traseiro bipartido, faróis de neblina, apoio de cabeça central traseiro e vários detalhes de acabamento.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática - grade dianteira cromada

O estilo do carro é notadamente robusto, com uma frente alta e imponente - cuja grade dianteira cromada reforça ainda mais a sensação de força. As colunas largas e a traseira elevada completam o conjunto de linhas bastante agradáveis e harmoniosas.

Um aspecto extremamente interessante na Renault Duster é o fato de não vir com o estepe pendurado na porta traseira - modismo introduzido pelo EcoSport, mas que causa imensos prejuízos aos proprietários desses carros pois a frequencia com que o estepe é furtado - sobretudo em grandes cidades como São Paulo e Rio - é muito elevada. Assim, o fato de o Duster não contar com esse elemento desnecessário de estilo é um fator a ser ressaltado.

Aliás, as outras fábricas poderiam imitar a Renault nesse aspecto, tendo em vista que a ausência do estepe em nada diminuiu o estilo off-road esportivo do carro. Claro que os recursos de estilo usados,c omo a continuidade do contorno das lanternas na porta-traseira ajudou nesse aspecto.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática - prata

O motor deste Renault Duster 2.0 Dynamique AT é um quatro cilindros de 142 cv de potência e 20,9 kgfm de torque. Associado a ele temos um câmbio automático de quatro marchas. Esse conjunto de motor e câmbio produz os seguintes resultados:

Desempenho

Aceleração de 0 a 100 Km/h em 11,6 segundos (gasolina) e 10,7 segundos (álcool)
Velocidade máxima: 170 Km/h (gasolina) e 174 Km/h (álcool).

Esta versão 2.0 do Duster tem uma performance bastante interessante tanto na cidade quanto em estrada, sendo que o câmbio automático o transforma em um SUV confortável e dócil de ser conduzido.

Consumo

Ciclo urbano (cidade): 5,9 Km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 8,1 Km/l de álcool

O gráfico abaixo faz a comparação de consumo dos diversos modelos do Duster e também com o Ford EcoSport 1.6 Flex.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática - consumo


Comportamento dinâmico

SUVs de elevada altura, como o Duster, não são exemplares em matéria de estabilidade, mas o ajuste rígido da suspensão do Renault Duster 2.0 Dynamique evita excesso de oscilação lateral em curvas, proporcionando segurança ao motorista.

Interior

O Renault Duster 2.0 Dynamique Automático apresenta bancos firmes e confortáveis, em uma cabine ampla e espaçosa capaz de transportar com conforto até cinco adultos. O silêncio interno é notável, sendo quebrado apenas pelo ranger de alguns painéis internos.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática - painel

O acabamento porém, apesar de bem executado, abusa de plásticos nos revestimentos e materiais com texturas rígidas e não agradáveis ao toque. Em uma versão topo de linha com esse nível de preço aguarda-se um requinte maior no acabamento.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática - painel


Conclusão

O Renault Duster Dynamique 2.0 Automático é um SUV que busca seduzir o consumidor com um estilo verdadeiramente imponente, boa oferta de equipamentos e espaço à vontade. O desempenho é garantido pelo motor 2.0 Flex e o conforto pelo bom ajuste de suspensão, que, apesar de privilegiar a segurança, é confortável. É importante apontar que até junho de 2012 chegará ao mercado o Novo Ford EcoSport 2013, de forma que para o consumidor que puder esperar até lá, poderá fazer uma escolha mais fundamentada.

Renault Duster Dynamique 2.0 Automática


Ficha Técnica – Renault Duster 2.0 16V Dynamique Automática

Motor:
  • dianteiro, transversal, 1.998 cm³, com quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e comando variável de válvulas na admissão. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto sequencial. Flex.
  • Potência máxima: 138 cv e 142 cv com gasolina e etanol a 5.500 rpm.
  • Torque máximo: 19,7 kgfm e 20,9 kgfm com gasolina e etanol a 3.750 rpm.
  • Diâmetro e curso: 82,7 mm X 93,0 mm.
    Taxa de compressão: 11,2:1.

    Transmissão: 
  • Câmbio automático de quatro marchas à frente e uma a ré. 
  • Tração dianteira.
Suspensão:
  • Dianteira do tipo McPherson com amortecedores hidráulicos telescópicos, triângulos inferiores e molas helicoidais. Traseira semi-independente com barra estabilizadora, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos verticais. 
  • Traseira independente multilink com molas helicoidais e amortecedores hidráulicos verticais na versão 4X4. Não possui controle eletrônico de estabilidade.
  • Pneus: 215/65 R16.
  • Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS.
Carroceria:
  • SUV em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,31 metros de comprimento, 1,82 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos. Oferece airbag duplo frontal.
  • Peso: 1.294 com 493 kg de carga útil.
  • Porta-malas : 475 litros.
  • Tanque de combustível: 50 litros.
Preço: R$ 64.600
  • Opcionais: 
    • Bancos de couro – R$ 1.500
    • Pintura metálica – R$ 850.

23 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. A versão automática não custa setenta mil reais, se está com ágio procure outra css.
    O modelo 2.0 com cãmbio manual é o mais interessante por 59.000.
    A pessoa que fez o teste deveria ter atentado para o fato de que esta primeira é quase uma reduzida no modelo 4x4, o correto é arrancar em segunda marcha.
    Outro ponto, a reação do eco foi motivada por dois pontos, os descontos que a ford passou a oferecer no eco e o ágio cobrado pelo duster pelas css da renault, com isso o bom custo benefício do duster foi para o espaço. Este carro está vendendo muito, e vai vender mais ainda sendo automático. Será um avanço para a Renault?

    ResponderExcluir
  2. Grande Natan, sua opnião me deixou com mais certeza ainda de pegar um Duster, mas, como acontece com a Eco 1.6 o Duster deve também sofrer em retomadas. acredito eu, melhor opção para quem não quer passar por isso é o 2.0 concorda??
    Já que o espaço da mala e que mala, o assunto fica indiscutível, se colocar uma pimentinha de 4X4 no Duster então?? Maravilhoso!! como diz vc.

    Abraço Carlos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpas a Anna Prates o Maravilhoso!! é dela! Carlos

      Excluir
  4. Quero comprar um top de linha mas aguardo preço melhor no automático top.

    ResponderExcluir
  5. só brasileiro mesmo para pagar caro e andar de carroça. ainda se fosse movido a DIESEL, seria uma boa opção, mas FREX faça me o favor, povo burro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc e um recalcado anonimo que não tem nada, somente inveja pelo que diz.

      Excluir
    2. Bom deve ser andar de Gol 1.0 pelado, que deve ser o carro que você tem. Povo burro é este que anda de carro popular e, recalcado que é, sente uma inveja incontrolável de quem pode comprar um carro melhor.

      Excluir
    3. Bom deve ser andar de Gol 1.0 pelado, que deve ser o carro que você tem. Povo burro é este que anda de carro popular e, recalcado que é, sente uma inveja incontrolável de quem pode comprar um carro melhor.

      Excluir
    4. Bom deve ser andar de Gol 1.0 pelado, que deve ser o carro que você tem. Povo burro é este que anda de carro popular e, recalcado que é, sente uma inveja incontrolável de quem pode comprar um carro melhor.

      Excluir
    5. Bom deve ser andar de Gol 1.0 pelado, que deve ser o carro que você tem. Povo burro é este que anda de carro popular e, recalcado que é, sente uma inveja incontrolável de quem pode comprar um carro melhor.

      Excluir
    6. Bom deve ser andar de Gol 1.0 pelado, que deve ser o carro que você tem. Povo burro é este que anda de carro popular e, recalcado que é, sente uma inveja incontrolável de quem pode comprar um carro melhor.

      Excluir
    7. Bom deve ser andar de Gol 1.0 pelado, que deve ser o carro que você tem. Povo burro é este que anda de carro popular e, recalcado que é, sente uma inveja incontrolável de quem pode comprar um carro melhor.

      Excluir
  6. não sabe nem escrever por causa da inveja se escreve assim flex não frex....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpem, mas dirijo carros assim há muito tempo e posso comprovar a opinião do amigo um pouco malcriado (rsrs) que falou em DIESEL.
      Realmente, o diesel apresenta vantagens: não tem parte elétrica, podendo trabalhar debaixo d'água sem problemas e com menos peças pra quebrar... sem dúvida mais resistente e muuuito mais econômico !
      Contudo a avaliação de cada modelo depende muito do bolso e do uso do comprador. No Duster, apesar de ser um belo carro, vejo o problema do consumo elevado e da grande desvalorização (por aqui carro francês é assim mesmo). Outra: vc tem que escolher entre
      4x4 ou automático... que dureza ! Quero os dois ! SE posso ter um automático 4x4 diesel, prefiro uma Toyota Hylux usada, que vou ter muito mais carro (inquebrável, valor de revenda e economia no uso) do que um Eco ou um Renalt zero. Por 60.000 compro uma Hylux a óleo e traçada, com reduzida e tudo, automática, que não vai me dar prejuízo na venda.
      Estudem bem a compra de vcs ! Vejam as opções de usados no mercado... tem gente que trata bem do carro. Uma Hylux bem tratada com 8 anos de uso ainda é mais carro do que esses aí.

      Excluir
    2. Não dá pra comparar hilux com duster!Fica complicado..hilux seguro muito mais caro,peças mais caras e por ai vai.Sem falar que carro a diesel é mais visados por ladrões do alheio.

      Excluir
  7. Carro bem expressivo, vai continuar fazendo sucesso, pois oque a concorrência esta trazendo ainda não vai animar o consumidor deste tipo de carro. Poderiam baratear um pouco o preço da versão com cambio automático e melhorar um pouco o consumo da versão 2.0, afinal do carro não é tão pesado e tem um motor potente, isto combinado com um mapa de injeção para o mercado brasileiro e um controle de aceleração bateria facilmente a EcoSport neste quesito. Não está difícil.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho uma DUSTER 2.0 e ja tive um ECO também... a DUSTER é MIL x melhor em termos de desempenho, retomadas, aceleração e etc... o único problema é o CONSUMO.. que DEUS o livre... pra mim, que rodo muito, pois sou advogado, nao vale a pena... porque rodo o dia no ar condicionado (ainda mais aqui em Manaus que é quente que só o inferno!)..... Mas é um carrão! Vale a pena comprar!

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia não tem SUV que supere o HRV.

    ResponderExcluir
  10. Caso alguém se interesse:
    - Coloquei GNV no meu Dynamique 2.0 Automático. Quase não se percebe a diferença no desempenho. Aqui no RJ, ando muito com ele. A economia é sem igual.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A MINHA TAMBÉM É UMA AUTOMATICA..PELO PESO E MOTOR DO CARRO,ESTÁ FAZENDO NA GASOLINA ADITIVADA NA CIDADE 9,2 E NA ESTRADA ANDANDO ATÉ 120 KM E COM AR LIGADO 11.3 KM POR LITRO.

      Excluir
    2. Desculpa pessoal escrevi em caixa alta1

      Excluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem