Já está em andamento o ajuste da parte mecânica do Toyota Prius, o híbrido da empresa japonesa, para rodar com a gasolina brasileira que tem acréscimo de 25% de álcool.Foi esse o motivo que o Prius ainda não está no Brasil.


O Prius é fabricado nos EUA e é equipado com motor 1.8 VVT de 98 CV movido à gasolina e também com motor létrico e o motorista pode optar por um dos dois ou andar com os dois combinados sendo que o uso combinado permite reduçao no consumo de gasolina podendo chegar a 21 km por litro.




Lançado em 1997 e com 2,3 milhões de carros vendidos em todo mundo, ele só estará disponível no Brasil a partir de Setembro de 2012. Na verdade já existem alguns Prius rodando em Sao Paulo.


Segundo a Toyota : "A estratégia de mercado que adotamos é a de desenvolver as vendas de veículos híbridos inicialmente no Japão, depois América do Norte e em seguida Europa, conquistando consumidores e credibilidade", disse Shunichi Nakanishi, presidente da Toyota Mercosul. "Há também a exigência do aperfeiçoamento tecnológico do Prius para o Brasil, que tem, por exemplo, a característica única de oferecer o etanol como combustível",palavras do representante da Toyota Mercosul.


O recente aumento do IPI para a importação de veículos produzidos fora do Mercosul e do México (o Prius é fabricado no Japão, na Tailândia e na China) foi descartado como motivo para as vendas se iniciarem apenas em setembro de 2012.
Os preços ficarão entre R$85mil e R$ 120 mil.




Nessa faixa de preço,dispendiosa para a maioria dos brasileiros, ele será mais um artigo de luxo.Nos EUA ele é vendido a U$ 21 mil e 27 mil dólares , ou seja, R$ 37 mil a R$ 46 mil.Porém é possível que a médio prazo venha a ser produzido no Brasil, na fabrica de Sorocaba e então, quem sabe, será mais acessível.


A  Toyota quer  que o consumidor brasileiro conheça o seu produto. Para isso, trouxe 15 unidades do Prius que serão utilizadas num planejamento de marketing dividido em três fases, e que tem início já em outubro.

 A primeira é a disseminação da tecnologia híbrida, com páginas específicas sobre o assunto no site oficial da montadora e empréstimo de veículos para imprensa e celebridades.A atriz Fernanda Vasconcelos da Rede Globo desfila com um Prius atualmente.

A segunda fase é estreitar o relacionamento com os consumidores para, avaliar a aceitação do produto e identificar itens específicos que devem ser adaptados para o mercado brasileiro.

A terceira fase inclui a exposição do Prius nas concessionárias e atividades de test-drive.

No mais, a lista de equipamentos é extensa, partindo do conforto do ar-condicionado automático e digital com compressor elétrico e saída traseira, e chegando à sofisticação do sistema de regeneração de energia -- ao desacelerar ou frear, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando as baterias do carro.

É ao dirigir, porém, que o Prius se apresenta como um carro diferenciado. Parece óbvio, principalmente por se tratar de um veículo com dois motores, um a combustão e outro elétrico -- portanto, diferente dos demais. Pois é justamente por isso que dirigir um Prius se torna uma experiência empolgante.

Desde a partida, que independe de chave e se dá apertando o botão "Power" ao lado do volante, colocando em atividade apenas o motor elétrico, o silêncio é praticamente absoluto. Não é incomum achar que o carro ainda está desligado, se não forem observadas as luzes do painel indicando que ele já está pronto para rodar. Ao pisar no acelerador, a arrancada forte desmonta qualquer teoria de que veículos híbridos não têm ânimo.


Equipado com uma transmissão continuamente variável (CVT), que simula infinitas relações de marcha, o Prius roda suave e silencioso, mesmo quando o motor a combustão é acionado ou o condutor alterna entre os quatro modos de condução disponíveis.


Modos de Direçao

São eles: Normal, quando o sistema Hybrid Synergy Drive otimiza o uso dos dois motores de forma automática; EV (Electric Vehicle), quando o veículo entra em modo 100% elétrico, para condução em baixas velocidades até 40 km/h; ECO (Economy), utilizado para calibragem da resposta de aceleração, caso o motorista pressione agressivamente o acelerador e, simultaneamente, para otimizar o controle do ar-condicionado visando o mínimo consumo de combustível; e PWR (Power), que modifica a resposta do veículo em aceleração, intensificando a potência para otimizar o desempenho -- ideal para ultrapassagens e retomadas de velocidade.

Segundo Koji Okawa, vice-presidente de Engenharia da Toyota Mercosul, "o objetivo principal da tecnologia híbrida é a redução da dependência de combustíveis fósseis". Números oficiais da marca indicam 21,6km/litro de gasolina em trecho urbano e 20,4 km/l em rodovia -- velocidades médias menores e situações de parada mais frequentes propiciam médias mais elevadas, graças à maior atuação do propulsor elétrico. Assim, a autonomia pode chegar a 1.150 km, mesmo com o reduzido tanque de gasolina, de 45 litros.

No test-drive de 76 quilômetros realizado na região de Maragogi, entre estradinhas acidentadas e cenários urbanos de pequenas cidades, o consumo médio foi de 11,6 km/l, mas chegou até a 17,2 km/l, conforme o painel de instrumentos indicou em sua zona de Informação de Condução, onde um monitor mostra o consumo de combustível e os resultados da recuperação energética em intervalos de um a cinco minutos.

No mesmo painel de instrumentos ainda se pode acessar o Eco-Monitor, que indica as condições de funcionamento do motor elétrico em tempo real e também o fluxo de energia despendido, e o Indicador do Sistema Híbrido, que mostra o uso do acelerador em tempo real e auxilia o motorista em sua forma de condução -- sempre com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir o consumo de combustível.

Resta esperar o lançamento no Brasil e torcer para que os consumidores brasileiros tenham condições de comprá-lo.

2 Comentários

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  1. Vou esperar que o governo incentive a compra do Prius e outros carros hibridos, atualmente muito fora da nossa realidade .

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  2. Governo brasileiro precisa cair na realidade logo. O mundo inteiro está incentivando elétricos e híbridos com imposto zero.
    Daqui a pouco só o Brasil terá carros a combustão.

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