O mercado de automóveis 0KM em novembro de 2011 traz uma disputa interessante no concorrido segmento de sedãs médios, segmento tradicionalmente dominado por Toyota Corolla e Honda Civic, mas que agora conta com competidores de peso como VW Jetta, Hyundai Elantra, Chevrolet Cruze e o sempre coadjuvante Fiat Linea.
O Corolla mantém sua liderança folgada no segmento, sendo que quando se analista os números de vendas do Corolla e do Civic desde janeiro de 2011 até agora (gráfico abaixo), observa-se que o Corolla está ampliando ainda mais sua vantagem sobre o Civic, sobretudo nos últimos dois meses - reflexo da iminência de lançamento do Novo Civic 2012.
O panorama geral desse mercado só ficará mais nítido quando o Novo Civic 2012 estiver em plena comercialização, assim como o Hyundai Elantra. Analisando os últimos dois meses (gráfico abaixo), porém, observa-se que o Chevrolet Cruze, de fato, caiu no gosto do consumidor brasileiro, estabelecendo-se em um sólido segundo lugar de vendas.
Em seguida, na terceira posição, temos o VW Jetta, que parece estabilizado nessa posição, e não parece dispor de fôlego para incomodar o Cruze, tendo em vista que este está no mercado há mais tempo.
O Honda Civic ficou na quarta colocação nos últimos dois meses, pois suas vendas despencaram como decorrência da espera dos compradores pelo modelo 2012, o qual só estará disponível no mercado em janeiro de 2012. O modelo atual, porém, pode ser encontrado com grandes descontos nas concessionárias da marca - em alguns casos chegando a R$ 7.000 reais.
O Renault Fluence ficou, no acumulado de outubro e novembro, colado no Civic, com 2942 unidades vendidas, o que pode ser considerado um resultado interessante para o sedã francês.
A grande vedete do ano, o Hyundai Elantra até o momento está decepcionando. Com dois meses de mercado, vendeu 1717 unidades, o que foi suficiente para colocá-lo à frente apenas do Fiat Linea. É preciso aguardar um pouco mais para saber se as fracas vendas do Elantra são uma tendência ou se é resultado de falta de disponibilidade do modelo.
Somente o corolla tem a capacidade de superar todos seus rivais sem apelar para grandes extravagâncias. Isto se deve à confiabilidade, qualidade e ótima revenda apresentada em sua longa tradição. Muitos já sacaram que os rivais são munidos de "tecnologias promissoras" porém decepcionam e inganam seus clientes quando o assunto é o resultado. Desta forma, o corolla é um carro justo e equilibrado e não gera decepção na hora da venda. Veremos esta geração do corolla perdurar por muito tempo pois a toyota manterásua aposta na sua pedra angular: A racionalidade japonesa.
ResponderExcluirMas fiquemos de olho no Cruze que está crescendo muito, já é o segundo mais vendido e está em ascenção. Tem o peso da marca GM por trás, é fabricado no Brasil, conta com centenas de concessionárias no Brasil, tem visual atual, motor atual e interior que é o mais moderno de todos. Cruze pode surpreender. Civic 2012 é um bom carro, mas como o visual não mudou muito, aposto mais no Cruze para destronar o Corolla.
ResponderExcluirO mercado segue a procura e dita o preço de revenda. Fui vender meu fluence privillege 2011/11 devido consumo absurdamente alto. Paguei R$ 76.000,00 no início do ano e a propria Renault me oferece atualmente R$ 61.000,00???... Se tivesse comprado um corolla GLI na mesma época por 67.000,00 teria vendido hoje por R$ 60.000,00. Está ai uma das razões para justificar a longa liderança do corolla, que jamais deixou de ser uma excelência entre os sedãs médios da atualidade.
ResponderExcluirPois é. O cruze tá com a corda toda e é o único que ameaça a liderança do corolla no segmento. Apenas o tempo dirá o grau de confiabilidade do modelo pois o nosso cruze não é exatamente o mesmo modelo que faz sucesso na america do norte e já tem criticas com relação ao consumo nada animador, suspensão traseira dura demais e alto nivel de ruido interno!!! Desing muito bonito...
ResponderExcluirCADÊ O TAL DO ELANTRA HEIN??? NÃO É O MELHOR SEDÃ MÉDIO JÁ FABRICADO PELA MONTADORA??? O PROBLEMA É QUE NINGUÉM SE HABILITA EM COMPRAR UM CARRO SEM TECNOLOGIA FLEX EM NOSSO PAIS E SABENDO QUE SE HOUVER ALGUM PROBLEMINHA MECÂNICO, VAI GASTAR O OLHO DA CARA PARA REPOR A PEÇA E UMA ETERNIDADE PARA CONSEGUÍ-LAS. AGORA COM O AUMENTO DA TAXA DE IMPORTAÇÃO VEICULAR, É SÓ AGUARDANDO A INALGURAÇÃO DA FABRICA EM GOIÁS POIS O MODELO JÁ ESTÁ CARRÍSSIMO HOJE.
ResponderExcluirEm breve teremos o novo Civic na concorrência mas acho que muitos proprietários do atual civic migrarão para outras marcas pois o carro tá feio demais.... Nos EUA, já estão redesenhando um novo modelo pois as vendas em 01 ano de inalguração do civic foram péssimas. Pra piorar, a honda conseguiu dar mais uma pioradinha na trazeira já antipática do modelo americano.
ResponderExcluirComprar um carro neste patamar de preços, tem que se pensar muito. A marca é o que mais pesa nesta hora. O corolla pode não ser o melhor, mas, é muito confiável e a revenda é excelente. O Cruze promete. Talvez se lançar uma versão de entrada pro R$62.000.00 vai dar muito trabalho ao Corolla. O Jetta poderia vender mais, devido à tradição da VW, todavia, o brasileiro já não é mais bobo. Sabe que o motor AP já está ultrapassado. O Fluence pode até ser o melhor conjunto, o problema é a marca. O novo Focus sedã bem que poderia estar melhor... É um caso a se estudar. Línea também poderia vender mais. O brasileiro tem memória boa sim, rss. (marea e tempra). Elantra: muito bonito, mas, como já foi citado - não é flex, freio traseiro a tambor, + caro que o Corolla. Hinday só vale a pena se for bonito e barato. 408: creio que ele veio num momento ruim - a concorrencia tá brava. Finalizando, New Civic 2012: este é uma icógnita. Creio que ele ficará atras do Cruze, talvez revezando a 2ª e 3ª colocação. Bom para o Corolla.
ResponderExcluirAcho que o Cruze é a melhor opção de sedã médio hoje. O Elantra é lindo, mas não é flex, é caro e vai mais caro ainda quando o IPI subir. O Corolla é um ótimo carro, mas a carroceria está defasadíssima.
ResponderExcluirO Fluence tem uma desvalorização absurda. No fim, melhor ficar com o Cruze mesmo, que, inclusive, é o mais barato de todos.
http://www.car.blog.br/2011/12/entre-corolla-fluence-e-elantra-melhor.html
o corolla tem a tradiçao ao seu lado, mais é bom nao abusar dela. o carro tem um bom valor de revenda, mecanica comfiavel e visual elegante, mais o cruze é mais moderno tem o interior muito mais bonito(não da pra comparar)tem uma ampla rede de autorizadas è lançamento e ainda é mais barato! o corolla que se cuide!
ResponderExcluirNão se iludam com o Cruze, as vendas estão fortes em virtude do lançamento, afinal é novidade, todavia, não obstante ser um lançamento da GM, perde longe para o Corolla. O Corola ao meu ver é o feio que satisfaz, acredito ser um excelente carro no quesito mecânica, más seu desenho deixa a desejar. O Cruze é uma carro que não surpreendeu, parece o Cerato compactado, não só isso, a GM está apelando, vejam as palhetas do parabrisa, também não possui amortecedores no capo e na tampa do porta-malas como dispunha o Vectra. A impressão é que a GM está reduzindo os custos nos limite da barbárie, sempre fui cliente GM, porém, estou caindo fora as outras marcas são bem mais tentadoras, como por exemplo o fluence que é a pedra no sapato da GM.
ResponderExcluirCreio que o Cruze seja um fogo de palha dos compradores órfãos do vectra e dos apressados que não quiseram esperar o new civic 2012. Em maio de 2012 o Cruze deva establizar suas vendas no patamar de 2000 unidades mes.
ResponderExcluirPresidente da Honda diz que o New Civic 2012 não é um ótimo carro:
ResponderExcluirhttp://www.car.blog.br/2011/12/o-novo-civic-nao-e-um-otimo-carro-diz.html
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirKKK! Muitos não pesquisam, acham bonitinho e compram , Eu pesquisei muito antes de comprar meu corolla, quase caí na tentação de comprar um civic, mas felizmente os Foruns me ajudaram. Nao se iludam com preços de compra o que vale depois é a revenda. Fiat, renault e Citroen tem duas festas, um na compra e outra na venda por se livrar da bomba
ExcluirChevrolet Cruze não chega aos pés do que foi o Vectra Elite 2.4.2006 até 2009. É uma pena, mas há involução. O motor é fraco, e o câmbio é uma lástima. O conjunto óptico traseiro é de gosto duvidoso. Senhores designers, engenheiros, por favor façam suas críticas para ver se muda...
ResponderExcluirpassei 6 meses pra escolher, acabei de comprar e tenho certeza que nao me arrependerei (PARA MIM O MELHOR DE TODOS É O FLUENCE)ele é muito mais completo que os demais, quanto à revenda, esses carros tem uma grande tendencia à desvalorizaçao, alguns menos outros mais, mas nao vou ficar 3 anos com um corolla durão e sem requinte, sem xenon ou teto solar só pq vale um pouco mais na hora da revenda. O importante é a qualidade, conforto e bem estar. Todos sao dignos de respeito, mas elantra e fluence estao um passo adiante.
ResponderExcluirPUTz, teto solar só serve de enfeite, ninguém abre. E farol xenon, serve só pra incomodar os olhos dos outros e já está proibido se não for de fabrica. Esse comentário de que revenda não é interessa, parece mais frustração. Afinal ninguém gosta de perder dinheiro, nem o Eike batista. So se for muito burro ou inocente, ai ai!
ExcluirEu estou em dúvida se compro um Civic 2012 ou um Cruze 2012?
ResponderExcluirEu ficaria com o Civic pelo fato de ser bem mais econômico que o Cruze.
ResponderExcluirhttp://www.car.blog.br/2011/12/entre-corolla-fluence-e-elantra-melhor.html
O melhor de todos ainda é o corolla, esses outros só tem enfeitos como chamativos. O motor do corolla é imbatível.
ResponderExcluirVendi o meu Corolla XEI 2010 e posso dizer com propriedade: "o carro é excelente...consumo ótimo...", contudo, a versão 2012, ao meu ver, trouxe poucas mudanças. Assim, comprar um Corolla 2012 é um risco. As revendas dizem que somente muda em 2015. Em 2009, o Corolla mudou muito, em 2011 mudou a motorização do XEI e ganhou borboletas atrás do volante e câmbio Shift Tronic. Em 2012, muda a parte externa do carro, sem muitas alterações, logo, corre-se o risco de mudar novamente em 2013. Estava em dúvida entre o Civic 2012 e o Cruze. A Honda ameaçou adiar o lançamento do Civic 2012. Mesmo lançando o Civic em 17/01, hoje (31/01) dificilmente se encontra test drive nas concessionárias, sendo que ainda tem lista de espera para compra, o que pode levar a uma certa desconfiança na real situação da Honda no que diz respeito à produção e abastecimento de peças da fábrica. O Honda Civic 2012 só ganha faróis de neblina na versão top de linha EXS (que vergonha, nem a versão intermediária LXL recebe o farol de neblina). Assim, por cautela, escolhi o Cruze, pois é um carro bastante vendido no exterior, é Chevrolet, fiz test drive e gostei muito do baixo nível de ruído, motor e câmbio de 6 marchas, é completíssimo, rodas 17, pneus 225, sem contar que em se tratando de modelo novo, penso que demorará para fazerem alterações. Resumindo: o Corolla corre o risco de mudar novamente, o Honda causa desconfiança nesse momento, assim, vou de Cruze dessa vez.
ResponderExcluirCARRO BOM TAMBEM É O VW JETTA É UMA CARRO BARATO ECONOMICO E AINDA MAIS TEM COMO PADRAO A MELHOR MARCA VOLKSVAGEN.DISPENSEM COROLLA CIVIC SAO FEIOS E JA ESTAO MUITO VISTOS.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.