O estilo do BMW 120i é marcado por um longo capô e um pára-brisa quase na vertical que entregam um visual subjetivamente musculoso e interessante. O carro não nega a estirpe alemã.
A BMW 120iA 2010 tem uma linha de cintura acentuada que delineia os vincos das lanternas e da tampa traseira.
Na traseira fica embutido o logotipo da marca, que funciona também como maçaneta para a abertura da tampa do porta-malas.
Interior
O BMW 120i oferece uma posição de dirigir excelente. O volante esportivo tem ótima pega e, claro, ajusta-se tanto na inclinação (para cima e para baixo) quanto em profundidade (dentro e fora).
O bancos são muito confortáveis, oferecendo suporte em curvas contornadas de forma mais apressada, e têm ajuste de altura.
O layout de todos os controles e instrumentos beira a perfeição ergonômica - com a maioria das funções principais facilmente acessíveis. Os materiais usados, assim como o ajuste das peças e o acabamento é nada menos que impressionante.
O acesso ao banco traseiro é facilitado por portas de abertura ampla. O porta-malas, com 330 litros de capacidade, pode carregar até 1.100 litros por rebatimento do banco traseiro, o qual pode ser dividido na proporção 60/40.
O espaço interno do BMW 120i é relativamente apertado, sobretudo na parte de trás, onde a cabeça dos passageiros de estatura mais elevada toca o teto, assim como o espaço para as pernas não é o ideal. Essa característica não permite indicar este BMW para uma família.
Nessa situação Mercedes Classe B ou até mesmo o Volkswagen Golf seriam melhores opções.
O motor do BMW 120i é um quatro cilindros com 150 cavalos de potência e 200Nm de torque. Para um motor naturalmente aspirado é surpreendentemente entusiasmado abaixo 1500rpm, mas que fica feliz mesmo em faixas de rotação próximas à faixa vermelha.
Comportamento dinâmico
Se você realmente gosta de dirigir e, ocasionalmente (ou regularmente), deseja que seu hatch faça as vezes de um carro esporte, então este BMW 120i lhe servirá muito bem. A direção é perfeita, sobretudo em estrada, e mais perfeita ainda se essa estrada for cheia de curvas.
Em condução esportiva o handling da carroceria é baixo, com reduzida inclinação da carroceria em curvas, e o nível de aderência, elevado. Trata-se de um carro muito equilibrado, onde que as desvantagens da tração traseira em espaço interno retornam com juros e correção monetária em prazer ao dirigir.
A principal característica do Série 1 está na tração traseira, que tem influência direta no comportamento neutro do carro nas curvas. Com o motor instalado na dianteira e a tração na traseira, o peso fica dividido 50% na frente e 50% na traseira - o que se reflete no equilíbrio do carro.
Em modelos de tração dianteira, como o Audi A3, essa proporção fica em torno de 60% na frente e 40% atrás.
A impressão de dirigir o BMW 120iA é de controle absoluto, graças à suspensão - independente do tipo multilink na dianteira e na traseira - oferece firmeza nas curvas, e conforto exigido nas cidades.
Para motoristas menos experientes, qualquer exagero nas saídas de curva é amparado pelo controle de tração. Este carro não deixa dúvidas de que é um BMW.
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 Km/h : 11,5s
Velocidade máxima: 197,8 km/h
Retomada de 40 a 80 km/h em 5,8 s
Retomada de 80 a 120 km/h em 7,7 segundos
Consumo
Ciclo urbano (cidade): 8 km/l de gasolina
Ciclo rodoviário (estrada): 12,1 km/l de gasolina
Preço
Uma BMW 120i 2010, como o modelo testado, é encontrado no mercado de usados na faixa de preço em torno de R$ 81.000 reais. A cotação da Tabela Fipe para o BMW 120iA 2.0 16V 2012 é de R$ 89.178 reais, em dezembro de 2011.
Conclusão
O BMW Serie 1 120i é um carro que alcança um equilíbrio ótimo entre praticidade e esportividade. Ele é suficientemente versátil para ser usados no dia à dia, com conforto e até economia, mas é suficientemente esportivo para empolgar quem gosta de pilotar de forma agressiva em estrada - situação na qual a tração traseira o deixa incrivelmente interessante de ser conduzido.
Ficha Técnica - BMW 120i 2010
Motor
- Dianteiro, longitudinal, 4 cilindros em linha, 16 válvulas
- Cilindrada: 1995 cm3
- Diâmetro x curso: 90 x 84 mm
- Taxa de compressão: 10,5:1
- Potência: 150 cv a 6200 rpm
- Torque: 20,4 mkgf a 3600 rpm
- Automático de 6 marchas, tração traseira;
- Relações de marcha:
- I. 4,35;
- II. 2,49;
- III. 1,66;
- IV. 1,24;
- V. 1,00;
- VI. 0,85;
- Ré 3,93;
- Diferencial 3,38;
- Rotação do motor a 100 km/h em D - 2500 rpm
- Dimensões:
- Comprimento, 423 cm;
- largura, 174 cm;
- altura, 143 cm;
- entreeixos, 2,66 cm
- Peso: 1350 kg
- Peso/potência: 9,0 kg/cv
- Peso/torque: 66,2 kg/mkgf
- Volumes:
- Porta-malas, 330 l;
- tanque de combustível, 50 l
- Molas helicoidais e amortecedores hidráulicos
- Dianteira: Multilink, com braços de alumínio
- Traseira: Multilink, com braços de alumínio
- Discos ventilados nas 4 rodas, com ABS e EBD
- Hidráulica, do tipo pinhão e cremalheira, 3 voltas entre batentes
- Liga leve, aro 17;
- Bridgestone Potenza 205/50 R17
- Ar-condicionado,
- ABS,
- direção hidráulica,
- controle de tração,
- duplo airbag,
- EBV,
- rádio com CD player e comandos no volante,
- vidros, travas e espelhos elétricos,
- Parktronic
- Consumo médio (cidade/estrada) 13,2km/l
- Tanque de Combustível (lts.) 53
Sistemas de segurança
- Controle dinâmico de estabilidade DSC III
- Airbags para motorista e passageiro frontal
- Airbags laterais dianteiros
- Airbags de cabeça dianteiros e traseiros
- Faróis anti-neblina
- Brake light com tecnologia brake force display
- Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionamento
- Cintos de segurança traseiros embutidos
- Controle de frenagem em curvas CBC
- Extintor suporte e capa
- Função siga-me
- Luz traseira anti-neblina
- Espelhos externos na cor do veículo aquecidos
- Lanternas integradas no bloco dos faróis
- Acabamento interno em alumínio glacier
- Bancos esportivos dianteiros
- Partes externas na cor do veículo.
- Rodas de liga leve 16”estilo 360
- Sistema anti-furto c/controle remoto por ondas de rádio e alarme c/tecnologia EWS
- Para-brisas com sombreado verde
- Direção Servo-assistida
- Discos de freio ventilados dianteiros e traseiros
- Indicador de intervalos para manutenção programada
- Kit de ferramentas completo
- Tecnologia car e key memory
- Tecnologia RFT
- Caixa de câmbio automática de 6 marchas c/ Steptronic
- Coluna de direção c/ ajuste manual
- Volantes esportivo em couro
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros
- Tapetes em veludo
- Pacote p/ fumantes
- Porta copos dianteiro
- Ajuste de altura e profundidade bcos dianteiros
- Apoio de braço dianteiro central
- Pacote de banco traseiro
- Bancos traseiros bi-partidos 60/40
- Preparação p/ CD changer
- Teclas multi-funções
- Escurecimento do espelho retrovisor interno
- Radio BMW Professional c/ CD frontal
- Ar condicionado
Vídeos
O carro possui rodas 16" originais e não 17" como informado! :]
ResponderExcluirBoa Tarde ...!
ResponderExcluirA bmw 120I ha diferença da bmw 120IA é só a traÇão traseira...?
BMW 120iA o A é automatic no caso tem câmbio automático
ExcluirA acelaração é equivocada (é bem mais rápida)
ResponderExcluirA velocidade final é equivocada (fica em torno dos 210km)
E o consumo médio* nem se fala (se conseguir ficar em 10km/l pode se dar por feliz).
Tenho há quase 3 anos uma, sei bem o que estou falando (peguei ela com pouco mais de 10 mil km , quase nova.
Verdade , fui fazer 0 a 100 na minha com passageiro e com gasolina comum , consegui em 9,3 segundos!!
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