O estilo é, de longe, o elemento definidor de compra em um automóvel, e não é por outro motivo que a montadora coreana Hyundai vem investindo pesadamente nesse segmento, como fica evidenciado por suas mais recentes criações: Elantra, Sonata e Ix35. Entretanto, o Hyundai Veloster é, até o momento, o climax dessa tendência: a carroceria de duas portas na direita e uma na esquerda, com volumes e vincos fortes cria um visual realmente bonito e agressivo - como convém a um carro de pretensões esportivas.
O Hyundai Veloster é vendido no Brasil em três versões: básico, com rodas de 17" e sem teto-solar, com preço sugerido de R$ 75.700 reais; intermediária (modelo testado), com rodas de 17" e teto-solar, com preço de R$80.900 reais; top, com rodas de 18" e teto-solar, com preço de R$ 82.900 reais.
A personalidade presente nas linhas do Hyundai Veloster faz com que ele chame muito a atenção nas ruas. Quando parado as pessoas param para olhar, e em trânsito, é normal verificar os outros motoristas acelerado para ficar ao lado e tirar fotos do carro.
Para quem gosta de chamar a atenção, este é um dos melhores carros do momento.
A mecânica do Hyundai Veloster é composta de um motor 1.6 16V de 140 cavalos a 6.300 rpm, e torque de 16,1 Kgfm @ 4850 rpm, associado a uma caixa de câmbio automática de seis marchas, o hatch esportivo apresenta os seguintes resultados de desempenho:
Desempenho
Aceleração de 0 a 100 km/h: 12,8 s;
Retomada de 40 a 80Km/h: 5,8 s;
Retomada de 60 a 100Km/h: 7,2s;
Retomada de 80 a 120 Km/h: 10,2s;
Consumo
Ciclo urbano (cidade) : 10,5 km/l de gasolina;
Ciclo rodoviário (estrada): 13,9 Km/l de gasolina;
Interior / Acabamento
O interior do Hyundai Veloster mostra-se confortável e bem acabado, com espaço suficiente para quatro passageiros, mas há alguns problemas. Os passageiros o banco de trás precisam ficar com a coluna ereta para não bater a testa no acionamento do teto-solar.
Além disso, pessoas com mais de 1,80 de altura irão raspar os joelhos no banco da frente e raspar a cabeça no teto.
O porta-malas, por fim, tem capacidade de 440 litros - um volume adequado para um carro dessa natureza.
O painel traz o desenho característico da Hyundai, em que se destaca no console central um sistema de som com display em LCD que informa também sobre o funcionamento do ar-condicionado.
A pequena porta traseira auxilia no acesso ao banco traseiro, mas a operação exige um certo contorcionismo.
Comportamento dinâmico
O Hyundai Veloster é calçado com pneus de perfil baixo na medida 215/45 R 17 - adequados ao seu caráter esportivo, porém que comprometem um pouco o conforto. Nesse aspecto, as versões com rodas de 17" são melhores pois o carro fica ligeiramente mais macio que os modelos calçados em pneus de 18".
Pilotar o Veloster é um exercício de prazer. A posição de dirigir é baixa e esportiva. A visão do painel é empolgante. A condução é prazerosa graças à leveza, rapidez e precisão da direção eletricamente assistida. E as manobras de estacionamento contam com a ajuda de sensores de distância e de uma câmera de ré.
O câmbio automático de seis marchas, apesar de trocas rápidas, não é tão esportivo quanto um câmbio manual, o que ajuda a amansar o cupé. Além disso, o carro não conta com alavancas atrás do volante para trocas manuais, o que seria um elemento adicional de esportividade.
A impressão geral é que há mais carro que motor. Há estabilidade e precisão de mais no conjunto direção-suspensão-freios para um nível baixo de potência. Em subidas de serra o Veloster não é capaz de imprimir uma velocidade que permita emoção em curvas.
Lista de equipamentos e opcionais: travas elétricas, retrovisores elétricos, ar-quente, sensor de estacionamento, direção hidráulica, câmbio automático, rodas de liga leve, ar-condicionado, airbag passageiro, vidros elétricos dianteiros, volante com regulagem de altura, desemb. traseiro, freios ABS, alarme, cd player, piloto automático, bancos de couro, computador de bordo, cd player com MP3, airbag motorista, farol de neblina.
Sistemas dinâmicos
O destaque neste caso fica para a direção eletricamente assistida que combina leveza, conforto e precisão.
Motor e câmbio
Apesar da indicação dos 140cv, os números e o próprio comportamento do carro não são de um carro com esse nível de potência. A potência real desse motor é de 128 cv, tendo em vista que este é o nível de potência divulgado pela versão chilena do Veloster, que é a mesma vendida no Brasil.
Design
O estilo é o ponto alto do carro, com uma carroceria de muita personalidade, mostrando ótima qualidade construtiva e excelente acabamento.
Conforto
O interior o Hyundai Veloster é confortável e a vida a bordo do compacto é agradável. O motorista dispõe de uma boa posição de dirigir, com todos os comandos à mão, assim como os ajustes de direção e bancos permitem encontrar o posicionamento ótimo.
Segurança dinâmica
O Veloster conta com os principais equipamentos de segurança ativa: ABS, air-bags frontais, laterais e de tipo cortina. Sistema de alarme, câmrera de ré e sensor de estacionamento.
Preço
O sucesso imediato do carro catapultou os preços. O carro que no pré-lançamento era vendido a R$72.000 reais, atingiu R$ 82.000 quando começou a ser distribuido na versão com rodas 18" e teto-solar - um valor que não deixa de ser excessivo para um caro com linhas esportivas, mas que ainda fica devendo em potência.
Ficha Técnica - Hyundai Veloster
- SUSPENSÃO: Dianteira independente, Tipo McPherson com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação. Traseira semi-independente, Tipo eixo de torção com molas helicoidais e amortecedores a gás de dupla ação.
- RODAS E PNEUS: De liga leve (alumínio) 7.5J * 18", radiais 215 / 40 R18". De liga leve (alumínio) 7.0J 17", radiais 215 / 45 R17".
- DIMENSÕES: Comprimento - 4220mm; Largura - 1790mm, Altura - 1399mm, Entre eixos - 2650mm
- PESOS: Peso em ordem de marcha (Aut) - 1170 kg
- ITENS DE SEGURANÇA: FREIOS ABS + EBD e BAS.
- INTERNO: Airbag do condutor, passageiro, laterais nos bancos dianteiros e de cortina; alarme com acionamento periférico; cintos de segurança dianteiros de 3 pontos retráteis e pré-tensionadores, cintos de segurança traseiros laterais de 3 pontos retráteis. Coluna da direção retrátil e célula de sobrevivência.
- EXTERNO: Travas de segurança para crianças na porta traseira; vidro traseiro térmico; barras de proteção laterais; sensor de distância durante a operação de aviso de marcha a ré; saídas duplas de escapamento; sensor antiesmagamento no vidro do condutor.
- ITENS DE CONFORTO E CONVENIÊNCIA - : INTERIOR: Computador de bordo com tela LCD 7 funções (hodômetro parcial A e B, consumo instantâneo, automomia e velocidade média). Abertura do porta-malas através do keyless; sistema de abertura e fechamento do porta malas na própria tampa, luz no porta-malas, habitáculo e porta-luvas; desembaçador no vidro traseiro do porta-malas, volante revestido em couro; coluna de direção regulável em altura e profundidade (manual); console central com compartimento e apoio de braço; console central do painel e volante com acabamento metalizado; espelhos de vaidade com iluminação; banco do condutor com regulagem em altura e profundidade (elétrica); bancos em couro; console central com suporte para copos e tomada de 12V. Painel de instrumentos e console central do painel com iluminação por LEDS azuis. Luzes direcionais do tipo LEDs incorporadas ao retrovisores externos; teto solar elétrico com cortina. Chave inteligente (botão de partida); bluetooth com comando de atendimento do celular no volante; Auto Cruise Control (Piloto Automático) e controle no volante. Console de teto com porta óculos. Sistema BLUE MAX que reconhece economia de combustível.
- EXTERIOR: Teto solar Panorâmico total (opcional); lanternas dianteiras com LED; retrovisores externos com indicadores de direção com LED; câmera de estacionamento (ré) com imagem no display do multimidia; aerofólio traseiro com brake light integrado; brake light com LED; retrovisores rebatíveis eletricamente; escapamento esportivo com saida dupla centralizado; sensor de distância na traseira; grade preta na dianteira com detalhe e logo cromados; faróis de neblina; limpadores do vidro dianteiro aerodinâmicos; antena pequena e aerodinâmica (tubarão).
- SOM: Sistema de som integrado com AM, FM, CD, MP3, comandos no volante e entrada para iPod/USB/Auxiliar.
- AR CONDICIONADO: Ar-condicionado digital.
CARROCERIA TIPO Cupê
Com um carro desse eu pegaria tanta mulher!!!! Só bastava dar um "Oi"...
ResponderExcluirO maior problema é o preço, achei que estaria por volta dos R$68000, mas deve ser o efeito IPI, e também o fato da CAOA estar elevando o preço também.
No mais, excelente artigo.
Olá Wellington, realmente o preço do Veloster está elevado, como você disse, pela questão do IPI, mas também pelo fato de haver muita procura.
ResponderExcluirTalvez caia um pouco quando o frenesi passar.
Um abraço!
Por ser um carro sofisticado, design arrojadissimo e agressivo, o motor deveria ser no mínimo 2.0 e não 1.6, é muito carro para pouco motor, além de ser caro.
ResponderExcluirA versão Turbo resolveu esse problema, veja:
ResponderExcluirhttp://www.car.blog.br/2012/01/hyundai-veloster-turbo-2013-preco-deve.html
é o bicho, motor 1.6 até economico e muito bom desempenho, estou muito satisfeito com a compra.
ResponderExcluirvou dizer que valeu a pena, e a dirigibilidade é uma sensação muito boa.
é o bicho, ele é show.
ResponderExcluirestou muito satisfeito,,,eu indico.
abraço.
martins FRUKI.
Pra mim parece uma nave espacial... fiquei apaixonada desde a primeira vez que eu o vi... agora é só esperar o preço cair e comprar!!!! Bjs ...
ResponderExcluirveloster não vem com injeção direta por isto ele não tem 140 calavos e na verdade pode chegar a 90 cavalos na roda, ele so é comercializado com injeção direta na america do norte.
ResponderExcluirSIMPLESMENTE RIDÍCULO, 80.000,00 POR UM CARRO 1.6 QUE NECESSITA 12 S PARA CHEGAR A 100 KM/H PERDENDO LONGE PARA MEU GOLZINHO POWER QUE DA 100 EM 9,8 SEGUNDOS E CUSTA MENOS DA METADE DO PREÇO ACHO QUE A FABRICA DO TAL CARRO TA TIRANDO COM A NOSSA CARA, IMAGINA QUE ESTÁ NEGOCIANDO COM INDIOS. UMA CARROÇA DISFARÇADA DE MERCEDES KKKKKKK E COM O PREÇO DE MERCEDES KKKKKKK
ResponderExcluirEntao corre com o teu golzinho q eu desfilo com o meu veloster!!!kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ExcluirCompra um maverick...kkkkkkkkkkk
Excluirvc tem um gol e vem falar mau do veloster vai se cata
ExcluirDesfila com seu golzinho kkkk
ExcluirQuem fala mal ,nunca dirigiu um veloster.
esse carro e muito lindo eu so vou esperar o preço do veloster baixar e vou comprar mas q pena q ele e 1.6 eu queria q foce 2.0 e muito melhor
ResponderExcluirJá o tenho, 140 cavalos, valeu a pena o dinheiro aconselho
ResponderExcluirVisual feio, submotorizado e caro demais. Eu não gostei.
ResponderExcluirFora a propaganda enganosa da CAOA/Hyundai sobre a potência dele...
Acho que o sucesso dos seus modelos aqui no Brasil fez com que a marca tratasse seus clientes com arrogância.
Salto alto não faz bem para ninguém.
Como pode um carro desses ser lançado no Chile a um preço de R$ 34.000,00, nos EUA a um preço equivalente a R$ 28.000,00??? Quanto mais pobre o país, mais alto fica o preço??? Por que a demanda aumentou vocês se sentem no direito de aumentar o preço??? Se esse governo não fosse tão corrupto adotaria sansões para poder coibir este tipo de abuso.
ResponderExcluirO governo não tem como aplicar sanção nenhuma às empresas porque o problema não é das empresas, mas do governo, que impõe uma carga tributária descomunal aos automóveis.
ExcluirOs EUA são o país mais rico do mundo porque os impostos são baixos e todos pagam. E o dinheiro arrecadado é bem usado. Aqui é o contrário, arrecada-se proporcionalmente muito mais, mas gasta-se de forma totalmente ineficiente, sem contar a corrupção.
Então a questão é inversa. Não é porque os EUA são ricos que os preços deveriam ser baixos. Os EUA são ricos pois a economia deles funciona: tem competição e baixos impostos.
Kkkkkk... Verdade, não troco o veloster por nada! O meu tem 22 km, mesmo fora de linha é carro pra guardar em casa! Lindo.
ExcluirEssa versão enfim tem paddleshift?
ResponderExcluirNão. Essa era a versão de entrada. Alías, nem na top eu vi os paddles. Olha uma top abaixo, com teto-solar, rodas 18, e sem paddles.
Excluirhttp://www.motorvicio.com/2012/10/hyundai-veloster-branco-2013-com-teto.html
REALMENTE O CARRO É O CARRO , E O PREÇO É SALGADISSÍMO , AKI NO BRASIL ESTARIA DE BOM TAMANHO UNS R$ 60.000,00, PREÇO DO MEU HONDA CIVIC.
ResponderExcluirTenho um Veloster branco 2013 o carro é showww, e os cara anda de Gol e fala mal do Veloster é sacanagem,pra esses otários fica uma frase "O VELOSTER NÃO ANDA DESFILA".
ResponderExcluirDeixa eu perguntar pra quem tem..quanto ele esta consumindo de gasolina o meu esta estranho qunado comprei estava marcando media de 14/l apos a revisao notei q esta marcando no trip um consumo de media 9/l estranho não..
ResponderExcluirComprei um veloster na caoa na me arrependo nada,a minha preucupação e somente com o perfil do pneu aro 18,pois onde eu moro e paralelepípedo e tem muito buraco.Alguem poderia me da uma dica oq fazer
ResponderExcluirSim amigo, tem solução. Troque os pneus originais por pneus 215/45. Além de ficar mais macio de rodar, não amassa as rodas nem cria bolhas nos pneus !
ExcluirOi, td bem? Como seria essas rodas? Deixaria o carro mais alto?
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