A Fiat do Brasil acabou de colocar no mercado o Novo Palio 2012, carro que vem recebendo boas avaliações da imprensa e blogs especializados em automóveis. A pergunta que fica é: como o Novo Palio 2012 se comporta frente a seus concorrentes VW Gol, Renault Sandero, VW Polo e Ford Fiesta?
Para responder a esta pergunta, escolhemos como modelo de referência o Novo Palio 2012 Essence 1.6 16V E.Torq, que tem preço sugerido de R$ 37.990 reais.
Apesar de a questão estilística envolver avaliações subjetivas, o fato é que o desenho do Novo Palio 2012 agradou bastante e é o mais moderno do mercado, o que faz o Palio 2012 a nova referência do segmento, tendo em vista que seus concorrentes são de projetos bem mais antigos - o Polo é de 2002, o Gol de 2008.
O Fiesta da Ford, na versão de entrada - Rocam - até tem condições de concorrer em preço com o Palio, mas só na versão Attractive 1.0. Na linha superior do Palio a Ford tem o New Fiesta Hatch, que é bem mais caro - partindo de R$ 48.950 reais na verão mais em conta - o que representa mais de R$ 10.000 reais em relação ao modelo de referência que estamos adotando - o Novo Palio 2012 Essence Manual.
O gráfico acima mostra como se comportam os concorrentes Palio Essence 1.6 16V, VW Gol 1.6, Renault Sandero 1.6 8V , Polo 1.6 manual e Ford Fiesta 1.6 em desempenho. Como se pode observar, na aceleração de 0 a 100 Km/h o Novo Palio 2012 foi superior a todos os concorrentes, e, nas retomadas só ficou atrás do VW Gol 1.6. A seguir, vamos ver como os compactos se comportam em consumo.
Os dados acima evidenciam que o Novo Palio 1.6 Essence é o mais econômico em ciclo urbano (cidade) usado etanol, atingindo uma média de 8,6 Km/l de álcool. Já em ciclo rodoviário, o Novo Palio 2012, com a média de 10,1 Km/l de etanol, não foi tão bem, pois ficou em penúltimo lugar, à frente apenas do Renault Sandero 1.6, que fez média de 9,1 Km/l.
Por fim, o fator definidor: Preço. Como se pode observar, o Novo Palio 2012 Essence 1.6 16V é o modelo mais acessível, com preço incial de R$ 37.990 reais, valor que incorpora o ar-condicionado.
Conclusão
Levando-se em consideração o fato de o Novo Palio 2012 Essence 1.6 16V apresentar o estilo mais moderno e agradável, ser o mais econômico em ciclo urbano e o mais rápido na aceleração de 0 a 100Km/h, e mesmo assim, ser o mais acessível entre seus concorrentes, a conclusão lógica que sobressai é o que modelo da Fiat é o que apresenta a melhor relação custo / benefício quando comparado com VW Gol Power 1.6, Renault Sandero 1.6 8V, VW Polo 1.6 e Ford New Fiesta Hatch.
Fui a uma concessionária FIAT e este preço do Palio é para a versão 1.4
ResponderExcluirO 1.6 é bem mais caro.
Então as concessionárias estão cobrando ágio, pois segundo o próprio configurador da FIAT, o preço do Palio Essence 1.6 é de R$ 37.990 como pode ser visto na página oficial da Fiat para o Novo Palio:
ResponderExcluirhttp://palio.fiat.com.br/monte-seu-carro/
Por 37.990 o Palio 1.6 nao vem ar condicionado...
Excluiro Ar condicionado no Palio 1.6 é de série. Não tem Palio 1.6 sem ar condicionado.
Excluirpor 37000 vem completão, airbag e abs com ebd.
ExcluirSe o visual do novo Palio for a referência do segmento... só tenho a lamentar. Prefiro mil vezes o design mais agressivo do Gol.
ResponderExcluirConcordo e quanto à relação custo-benefício, resta ao colegas responsáveis pelo comparativo acima informarem-se mais, porque é comprovado que o gol tem o menor custo de manutenção e peças, enquanto que o pálio deixa a desejar nesses quesitos, e tratando -se do visual, digo-lhes que o novo pálio nada mais é que o punto menorzinho e uma mecânica menos eficiente, comparado com o irmão maoir e se comparado com o Gol fica comendo poeira na mecânica.
ExcluirAchei muito bom esse post, na verdade excelente, retirei uma serie de duvidas. Queria que vocês fizessem uma comparação entre o novo palio attractive 1.4 ou novo palio essence 1.6, falando de vantagens e desvantagens de cada um. Desde já agradeço
ResponderExcluirOlá, obrigado, ficamos felizes que o post tenha sido útil. Quanto à diferença entre Essence 1.6 e Attractive 1.4, vamos fazer um post sim. Abraço e obrigado pela visita.
ResponderExcluirMirian
Comparativo entre Palio Attractive 1.4 e Essence 1.6. Adiantando: Essence 1.6 16V é o que oferece melhor custo x benefício:
ResponderExcluirhttp://www.car.blog.br/2011/12/palio-2012-qual-tem-melhor-custo-x.html
Mirian
Gostaria de ver a possibilidade de fazer um comparativo do NOVO PALIO 1.0 para o 1.4
ResponderExcluiré possivel??
Veja nossos artigos sobre o Novo Palio 1.0 no link abaixo.
ResponderExcluirhttp://www.car.blog.br/2011/11/fiat-palio-2012-attractive-10-fotos.html
E também sobre o Novo Palio 1.4 no link abaixo.
http://www.car.blog.br/2011/11/novo-palio-attractive-14-2012-fotos.html
A diferença básica entre o Attractive 1.0 e o 1.4 é o motor. Em termos de equipamentos e opcionais são iguais. O Attractive 1.0 custa a partir de R$ 30.290 reais e o Attractive 1.4 custa a partir R$ 34.290 reais.
Em termos de consumo são praticamente iguais, o que só justifica a existência do 1.0 em função do incentivo tributário.
Outro aspecto que precisa ser considerado é que o motor 1.0 está se mostrando insuficiente para o Novo Palio 2012 que pesa quase 1 tonelada. Então, se você mora em uma cidade com muitas ladeiras e costuma viajar muito com o carro, a opção do 1.4 será mais interessante, pois ele é mais seguro na estrada em função do melhor desempenho.
Então eu acredito que se o objetivo é uso na cidade, e não se quer ar e nem direção hidráulica, então o 1.0 é interessante.
Mas se for uma família pequena, que constuma usar o carro para viajar, é o primeiro carro e se pretende adicionar o ar-condicionado, então o 1.4 é a opção mais indicada.
Fábio
Um abraço.
estou querendo comprar um carro, mas estou em duvida entre, sandero 1.6 automatico, fox prime 1.6i-motion, ou novo palio sporting 1.6 duologic
ResponderExcluirpoderiam fazer um comparativo entre esses tres modelos, para ver qual é o melhor. obrigado, e parabens, aqui é um otimo local para tirarmos nossas duvidas.
Fiquei desepcionado com esta matéria. Por que não colocaram para o comparativo o
ResponderExcluirFord Fiesta Rocam, baiano, fabricado no Brasil , um carro a altura desses e até superior em muitos quesitos.
O Ford New Fiesta, no Brasil é claro, se enquadra em uma categoria superior mais refinado e de qualidade superior e bem mais caro tambem, não estando de acordo com a proposta dessa matéria o mesmo acontece com o polo, afinam qual o propósito dessa materia pois não da para entender, quem tem dinheiro contadinho para comprar um Gol não compra Polo.
O grande problema da fiat é que o novo palio 2012 nao existe no mercado, estou desde novembro tentando adquirir um e a fabrica nao da conta de atender, a saida foi recorrer ao Sandero...nao adianta divulgar um produto e nao disponibiliza-lo no mercado a contento do consumidor...Agora faco campanha contra fiat...
ResponderExcluirsim, quanto ao fato de nao ter sido atenida pela fiat (desde novembro) isso aconteceu em Aracaju-SE. Atencao FIAT...
ResponderExcluiramigos gostei muito da repotagem mas tenho uma duvida esto pretededo troca de carro e esto em duvida entre o novo palio ou sandero gual o menhor e guando eu for veder gual perco menos dinheiro?
ResponderExcluirvai perder menos com o Palio. Confira:
Excluirhttp://www.car.blog.br/2012/01/ranking-de-desvalorizacao-de-carros.html
Quero comprar meu primeiro carro,mais estou em duvida entre,o gol,o fiesta,o palio.Outra duvida e em relação a versoes 1.0 e 1.4,quanto o custo beneficio, tambem estive pensando na chevrolet qual o mais indicado.
ResponderExcluirConcordo com o colega Gigio, nâo entendi porque o polo e o new fiesta estão neste comparativo são carros diferenciados.Poderia ter colocado o fiesta normal e peugeot 207.
ResponderExcluirAbraços
Ricardo
Pelo que se percebe, a FIAT exerce influência nesta publicação.
ResponderExcluir"Pelo que se percebe, a FIAT exerce influência nesta publicação." Concordo.
ResponderExcluirNão há ainda, no Brasil, custo/benefício comparável ao do Polo. A versão inicial vem com motor 1.6, ar condicionado, trio elétrico, dir. hidráulica, air bags, ABS, faróis de neblina, sensor de estacionamento, retrovisor direito que se inclina para baixo na hora de estacionar o carro (pra enxergar o meio-fio), 8 (oito) alto-falantes, e outros mimos, tudo isso DE SÉRIE, por menos de R$ 45.000,00. Por pouco mais de R$ 400,00, coloca-se rodas de liga leve (as 4). Ainda: avaliado como excelente pelas revistas especializadas em matéria de motor, câmbio e estabilidade; espessura da lata da VW é superior à da Ford, assim como o isolamento acústico; levou nota dez no índice de reparabilidade do Cesvi; acabamento muito, muito, muito superior ao do Palio (em alguns quesitos, até ao do Honda Fit); acústica muito superior (pra quem gosta de ouvir música, é importante; a tampa do porta-malas do Palio é de um plástico liso medonho, não ganhou nenhum feltrinho; tentem ouvir música num carro assim...).
A meu ver, o que falta pro Polo Hatch é só copiar o visual do Polo europeu (aliás, pra quem não sabe, o Polo é o carro mais vendido na Europa). Para isso, é necessário que receba da VW do Brasil o tratamento que merece, inclusive em matéria de divulgação das inúmeras qualidades desse carro. E ela que aproveite pra fazer logo isso, enquanto ainda não há concorrência pra esse carro no Brasil pra quem realmente se interessa por custo/benefício.
Postar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.