A mobilidade urbana tal como hoje a entendemos, com certeza tem seus dias contados.Montadoras e governos sabem que é preciso reduzir a dependência do petróleo bem como investir em energia limpa se quisermos construir um futuro ambiental mais justo para nossos filhos, netos e bisnetos.
Muitas pesquisas e experimentos tem sido feitos no sentido de se buscar alternativas ao petróleo, como é o caso do motor Flex brasileiro.
Etanol, gaz, eletricicidade, hidrogênio são propostas alternativas desenvolvidas em diversos países sendo que o carro elétrico é o que tem feito mais sucesso.
Carros elétricos
Alguns fabricantes já estão em fase final de experimentação do carro elétrico como é o caso da Renault, com o Fluence e o Kangoo, testados este mês em Cascais, Portugal com bastante sucesso e aprovação.
A Nissan já produz o Leaf em larga escala no Japão, EUA e Europa, um hatch médio 100% elétrico com 107CV e Mitsubishi também produz o i-Miev em larga escala.
Há protótipo da Volwswagen, o Golf Blue E- Motion em fase final de experimentação e o Fiat Pálio também em fase de testes.
Esses carros tem demonstrado o mesmo desempenho dos carros movidos à gasolina, quer em ultrapassagens, quer rodando em avenidas.
Porém....e lamentavelmente tem um porém, são muito caros. Um Mitsubishi Miev custa em torno de R$ 200 000,00.O Fiat Pálio, R$ 140 000,00 devido à "'tecnologia embarcada''.Portanto, completamente inviável.
A Nissan firmou parceria com a cidade de São Paulo e com a Eletropaulo no sentido de viabilizar o carro elétrico na maior cidade brasileira. Mas é preciso que haja incentivos governamentais ao uso de carros com emissão zero, que por sua vez encontra barreiras no lobby do etanol.
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