O Toyota Corolla é líder do mercado de sedans médios no Brasil há muito tempo, mas a concorrência no segmento está se intensificando. Este ano o Corolla terá que enfrentar, além do tradicional rival Civic, o Novo Jetta, Novo Elantra, isso sem falar em Renault Fluence e Peugeot 408. Para fazer frente a esses desafios, a Toyota operou um facelift no Corolla 2012, e trouxe inovações mecânicas e de acabamento.
Em termos de estilo, como é tradicional na indústria nipônica, as mudanças foram conservadoras: novas rodas, para-choque reformulado, grade dianteira e, na traseira, uma nova disposição da iluminação, com o mesmo desenho de lanterna. A novidade fica por conta que nas versões XEi e Altis, substituiu-se as lâmpadas tradicionais (usadas neste Corolla GLi 2012) por LEDs.
O interior do Novo Corolla GLi 2012 são menos pronunciadas, com um novo tipo de revestimento interno, e novas cores no painel, que vem em dois tons de cinza - mais claro na parte inferior, e mais escuro na parte superior.
No que respeita a lista de equipamentos de série, as versões de entrada XLi e GLi contam com alarme com acionamento na chave, sistema de áudio com conexão auxiliar e travamento automático das portas quando a velocidade do carro ultrapassa os 20Km/h, air-bags frontais, ar-condicionado, direção eletricamente assistida, volante ajustável em altura e distância, computador de bordo, rádio/toca-CDs com MP3, comando interno para tanque de combustível e porta-malas e controle elétrico dos vidros, travas e retrovisores.
Os itens que são exclusivos da Corolla GLi 2012 são: freios ABS, ar-condicionado automático, controle elétrico dos vidros com função um-toque, comandos do sistema de som e do computador de bordo no volante, iluminação do painel Optitron, fechamento de vidros e abertura do porta-malas com controle na chave, retrovisores com recolhimento elétrico, banco traseiro bipartido na proporção 60/40 e rodas de alumínio de 16" (o modelo XLi vem com rodas de aço em 15", com calotas).
Motor 1.8 Dual VVT-i com 144 cavalos
A parte mecânica dos Corolla XLi e GLi 2012 é a que apresenta as maiores inovações: novo motor 1.8 Flex com tecnologia Dual VVT-i, com comando de válvulas variável também para o sistema de escapamento, o que permitiu uma elevação da taxa de compressão de 10:1 para 12:1. Outra inovação no motor 1.8 dos Corolla XLi e GLi 2012 são velas de irídio, tuchos hidráulicos.
O resultado prático: potência de 139 cavalos quando abastecido com gasolina e que atinge 144 cv quando se usa o álcool. Esses números representam um avanço médio de 6% na potência. O torque máximo também melhorou, passando de 17,3 mkgf@4.200 rpm para 18 mkgf@4.400 rpm (gasolina) e de 17,5 mkgf@4.200 rpm para 18,6 mkgf@4.800 rpm (álcool).
A nova caixa de transmissão manual de seis velocidades dos Corolla XLi e GLi 2012 é o resultado da incorporação de uma nova nova sexta marcha bastante longa, sendo que todas as demais relações permaneceram inalteradas, permitindo rodar a 120Km/h com o motor trabalhando em 3.000 rpm.
Desempenho e Consumo
Segundo dados do Instituto Mauá de Tecnologia, o Novo Corolla GLi 2012 1.8 Dual VVY-i Automático acelera de 0 a 100 km/h em 12,2 segundos. A retomada de 60 a 100 km/h é feita em 8,4 s.
Consumo - Toyota Corolla GLi 1.8 Flex Automático
Ciclo urbano (cidade): 7,5 km/l de álcool
Ciclo rodoviário (estrada): 10,9 km/l de álcool
Preços
O Corolla 2012 XLi mecânico parte de R$ 63.570, e chega a R$ 67.570 na versão automática. O Corolla GLi 2012 parte de R$ 67.070 com câmbio manual de seis marchas e chega a R$ 70.570 reais no modelo com câmbio automático.
Conclusão
Os Corolla XLi e GLi 2012 chegam renovados para encarar a crescente competição no segmento. A vantagem dos carros nipônicos (Corolla e Civic) no mercado deve se manter, sobretudo pelo fato de se tratarem se carros produzidos no Brasil - o que significa uma tranquilidade para o consumidor em termos de peças e reposição e manutenção.
Ficha Técnica - Toyota Corolla GLi 1.8 Dual VVT-i 2012
- MOTOR - transversal, 4 cilindros em linha; comando no cabeçote, 4 válvulas por cilindro. Diâmetro e curso: 80,5 x 88,3 mm. Cilindrada: 1.798 cm3. Taxa de compressão: 12:1. Injeção multiponto sequencial. Potência máxima: 139 cv (gas.) e 144 cv (álc.) a 6.000 rpm. Torque máximo: 18 m.kgf a 4.400 rpm (gas.) e 18,6 m.kgf a 4,800 rpm (álc.).
- CÂMBIO - manual, 6 marchas, ou automático, 4 marchas; tração dianteira.
- FREIOS - dianteiros a disco ventilado; traseiros a disco; antitravamento (ABS).
- DIREÇÃO - de pinhão e cremalheira; assistência elétrica.
- SUSPENSÃO - dianteira, independente McPherson; traseira, eixo de torção.
- RODAS - 6 x 16 pol; pneus, 205/55 R 16.
- DIMENSÕES - comprimento, 4,54 m; largura, 1,76 m; altura, 1,48 m; entre-eixos, 2,60 m; capacidade do tanque, 60 l; porta-malas, 470 l; peso, 1.245 kg (manual) e 1.255 kg (automático)
Alguém saberia me dizer se a versão XEI é aquela roda de 10 pinos ou de 5 pinos? Pois no video ao que fica a entender é que é a de 5 pinos (3:44).. Mas ... os Corollas 2012 flagrados na rua, aparecem com as de 5 pinos (http://www.car.blog.br/search/label/Novo-Corolla-2012) que na minha opinião, são muito mais bonitas...Alguém sabe me dizer quais seriam? Obrigado!
ResponderExcluirO Xei é com a roda de 5 raios (a mais bonita na minha opinião), e o Altis vem com a roda de 10 raios.
ResponderExcluirCaros a amigos, comprei um GLI, dia 27 de dezembro de 2011, sai de viagem, adorei o carro, porem um detalhe não quer calar, sera ninguem da fabrica tentou andar com o farol aceso durante o dia..?
ResponderExcluirSe voce acender o farol com o sol forte, voce nao consegue visualizar o painel, e tbm a opção de aumentar o brilho, não atente, pior quando voce apaga o farol o brilho do painel fica mmmmuiito forte.. acho que isto não esta bem resolvido neste modelo.
a toyota deveria modernizar o corolla ,ja esta defazado, Agoraé uma vergonha q na versão xli q vem com calotas ,basicão de tudo,no preço q esta ,deveria ter vergonha na cara ,nos brasileiros somos palhaços , eu vou comprar ou um civic 2012 ou o cruze da GM, são muito mais equipados e mais baratos . ACORDA TOYOTA< pensa q nós somos YDYOTA> kkkkkkk.
ResponderExcluirA meu ver o melhor automovel do Planeta, conjunto muito bem acertado mecanicamente falando. E qualidade dos materiais aplicado.
ResponderExcluirEM QUE PLANETA VC VIVE ??
ExcluirEle está certíssimo. O melhor carro do planeta sim.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDetesto carro com câmbio automático, é como ter um co-piloto tomando decisões sozinho. Se vc gosta de dirigir e ter o carro sempre sob o seu comando, vá de câmbio manual. Corolla, tive um, comprei citroem e voltei correndo novamente para o Corolla, agora 2013 Gli com ABS, mecânico.
ResponderExcluirTIPICO PENSAMENTO DE BAIANO POBRE BRASILEIRO
ExcluirQuer andar de carro confortável, mas com o desconforto de mudar a marcha! rs...
ExcluirNa minha opinião não tem nada de baiano pobre... cada um tem sua opinião... e todos deviam respeitar... alias. Coloque o manual e o automatico lado a lado. E voces vao ver quem sai na frente....corolla não e carro popular...
ExcluirO Corolla é o carro mais vendido no mundo..é consagrado mundialmente..agradar em todos os detalhes tem um custo diferenciado; dependerá da análise individual e decidir o que é mais importante para cada um...eu tenho um Corolla XEI, mecânico,2004, vou trocar somente para atualizar o ano e sei que não haverá a mesma economia, mesmo adquirindo o GLi 1.8...é o preço da evolução...mesmo assim sei que ficarei satisfeito pela dirigibilidade e resposta do carro...sem dúvida é um ótimo carro!!!
ResponderExcluirSÓ QUE ESQUEÇEU QUE FORA ELE CUSTA DE 15 A 20.000 U$$
ExcluirEsquece la fora vc ta aki.
ExcluirToyota é Toyota dispensa comparações. Agora eu não consigo entender como alguém pode preferir dirigir um manual ao invés de um automático. Dirigi carro manual a vida inteira e quando falava q.não gostava do automático era pq na verdade nunca havia tido condições de dirigir um (automático). Cá pra nós, quero manual mais nunca na vida pra que tanto trabalho se posso ter comodidade Tem gente que gosta de sofrer ou simplesmente cospe no prato que ainda nem comeu.
ResponderExcluirTenho um astra e minha mulher quer que eu compre um civic,mais eu quero e
ResponderExcluirvou compra e o corolla quem ten nunga falou que se arependeu.
eu teno um corolla e o proximo auto q vou comprar vai ser outro corolla
ResponderExcluirPor isso que as pessoas atualmente estão ficando doentes ou com sérios problemas, até pra trocar a marcha ninguem quer mais o membro vai se inutilizando, tem gente que pra ir na padaria perto de casa vai de carro não querem fazer exercício, eu tb prefiro cambio manual de 5 marchas do que um automatico que além de consumir mais combustivel tem 4 marchas, carro automatico são pra pessoas que não tem capacidade de mudar a marcha, acordem!
ResponderExcluirAmigo, por incrível que pareça, o Corolla 1.8 mesmo com 4 marchas é mais econômico do que muito carro automático com 5. Inclusive até mais econômico do que muito carro manual por aí, principalmente em estrada, mas é preciso saber conduzir o carro de maneira tranquila. Isso é o que se chama de cambio e motor bem projetado. Agora se você gosta de fazer exercício, manda colocar a alavanca de marcha também no lado esquerdo, assim você treina os dois braços. Eh!Eh!
ExcluirO vacilão na hora de dirigir o homem moderno quer conforto, perder peso e ficar em forma é na academia, agora se vc acha engraçada fazer academia no carro fique a vontade e perceba sua falta de sensatez.
ExcluirCorolla carro de veio!
ResponderExcluirVeio rico!
ExcluirIsto mesmo veio rico, sempre quem tem vontade e não pode comprar fala a mesma coisa,é a boca do cotovelo doendo.
Excluirisso coisa de gente liso
ExcluirComplicado né,gosto cada um tem o seu.oqueopovo tem a ver se um quer cãmbio manual ou automatico.Cada um compra o que quer e o que lhe cabe ao bolso.Que saco essas criticas que nem são construtivas.
ResponderExcluirCarro é pra se curtir e aproveitar a tecnologia... E o Corolla tem isso de sobra!!! Quem quiser fazer exercícios físicos vá pra uma academia ou então faça muuuiiitttoo SEXO que além de ser uma delícia deixa a pessoa em plena forma física!! ehehehehe
ResponderExcluirEU EDIVALDO PORTADOR DE DEFICIENCIA FISICA, FIZ A DOCUMENTAÇAO DE IPI, ICMS,RODIZIO,IPVA,CONFORME A LEI. DESDE DO DIA 11/05/2012 DESDE DESTA DATA VENHO VINDO JUNTAMENTE NA CONCESSIONARIA TOYOTA COM VENDEDOR AGUARDANDO A LIBERAÇAO DO DOCUMENTO PARA A COMPRA DE UM CARRO AUTOMATICO QUANDO A DOCUMENTAÇAO SAIU NO DIA 23/10/2012 SIMPLISMENTE A TOYOTA NAO QUIS FAZER A VENDA, POIS A COMPRADORES COMUNS ESTÂO MAS A MIM Q SOU PORTADOR DE DEFICIENCIA NÃO ESTÁ AONDE ESTÁ O BOM SENSO, "ISSO QUER DIZER O QUE?" PRECONCEITO, FIQUEI MUITO INDIGNADO COM A POLITICA DA "TOYOTTA", POIS PARA PESSOAS COMUNS O LUCRO É MAIOR Q PARA PESSOAS COM NESSECIDADES ESPECIAIS É UMA VERGONHA!
ResponderExcluirOlá Edivaldo, acho que tem algum equívoco na informação. Primeiro, o carro destinado à deficiente físico precisa ser fabricado especificamente com essa função, pois o carro vem com isenção de impostos já na fábrica. Então não é possível vender um carro destinado a não deficientes para deficientes, pois não é possível retroagir no pagamento dos impostos. Em resumo: com a documentação sobre todas as isenções, vc vai à concessionária e e eles encomendam o carro, que passará então a ser fabricado. Demora um pouco até pegar o carro. E depois de escolhido, não pode mudar nada: cor, modelo, opcionais. Nada. É normal esse processo. Abraço.
ExcluirAcabei de de comprar um corolla sem impostos deu tudo certo, fui muito em atendida.
Excluirpunto t-jet nao deu nem pro cheiro o 2.0 imagina esse ai kkkkkkkk so digo uma coisa diferenca gigante o t-jet estuprou vkkkkkkk falando de desempenho.
ResponderExcluireu tenho um t-jet acabei de botar pra andar
Quantos km/l (em média)faz o Corolla Xei 0km?
ResponderExcluirT jet? Estamos falando de tecnologia, durabilidade, conforto e o cara vem falar de tjet. Tjet e uma carroca com uma turbina, mesma coisa q andar de palio.
ResponderExcluirAmigo acho uma vergonha tu comprar um Corolla de R$ 77.000,00 e na BR pagar mico pro PUNTO TJET carro de homem e não de velho buchudo que é o perfil do da carroça Corolla ,kkkkkkkkkkkkkkk TJET 21 KGMF de torque e este corolla 17kgmf KKKKKKKKKKK É MUTO MANCO KKKKKKKKKKKKK CARRO DE VELHO ACABADO KKK.
ExcluirT-Jet só é bom de saída depois toma um pauuuu do Corolla de final, e outra quebra fácil, o Corolla "Nunca quebra" ! Nunca.
ExcluirEu tenho um Corolla 2011-2012 já vai fazer um ano que já tenho e rodo muito com ele nada a reclamar, já tive vários carros mas depois do Corolla vou ver se o Camry é tão bom quanto o Corolla.
ResponderExcluiralguem sabe como acionar recolhemiento dos retrovisores, no GLI?
ResponderExcluirEste modelo não possui esta item.
Excluirtenho pouca força nas mãos, acabei de comprar o corolla Gli estou amando, antes tinha um golf estou estranhando um pouco em relação ao consumo, me falaram que depois que ele amaciar vai ficar mais economico, sera verdade?
ResponderExcluirPois é, tem muita gente que acha que é carro de velho e esse cambio automático de 4 marchas é defasado.. Assim como eu achava e troquei por um cruze lindão, automático com cambio de 6 velocidades.. Bom, NUNCA mais saio da toyota, o atendimento na concessionária é mil vezes melhor, o consumo é muito melhor e não quebra!! Meu cruze está fazendo 6km/l, já deu problema em TODAS as suspensões, no ar condicionado e ainda o atendimento da GM não presta.
ResponderExcluirEstou voltando correndo pra esse carro de tiozão, mas que só me trouxe felicidade nos dois modelos que tive!
Vim de carros populares Siena e Idea ambos tive dores de cabeça isto porque eram zeros, tem um colega que comprou um GM zero também já teve muita dor de cabeça do tipo vidro saindo da borracha e cambio com marcha que naõ entram e a concessionaria não consegue resolver, finalizando a 4 meses comprei um corolla GLI automático, já ta com 3750km e nem um incomodo, não quero um carro Jaspion quero carro carro.
ExcluirPois é, tem muita gente que acha que é carro de velho e esse cambio automático de 4 marchas é defasado.. Assim como eu achava e troquei por um cruze lindão, automático com cambio de 6 velocidades.. Bom, NUNCA mais saio da toyota, o atendimento na concessionária é mil vezes melhor, o consumo é muito melhor e não quebra!! Meu cruze está fazendo 6km/l, já deu problema em TODAS as suspensões, no ar condicionado e ainda o atendimento da GM não presta.
ResponderExcluirEstou voltando correndo pra esse carro de tiozão, mas que só me trouxe felicidade nos dois modelos que tive!
Akbei de comprar um gli 13/14 cambio manua ainda nem recebi espero nao me arrepender!!
ResponderExcluirAkbei de comprar um gli 13/14 cambio manua ainda nem recebi espero nao me arrepender!!
ResponderExcluirAcho que vc vai se arrepender. Não pelo carro, mas pelo câmbio manual. Vao se arrepender mais ainda quando tentar vender, pois é extremamente difícil vender Corolla manual.
Excluirjose luiz.commprei um corolla gli 2.012; estou achando um carro fantástico, o melhor nacional.Dirijo desde os 14 anos de idade, e tenho hije 82 anos. Quanto tempo perdi não tendo um veiculo deste nível.
ResponderExcluirAntes de comprar meu Gli, fiz teste em Fluence, Cruze e C4 todos bem Jaspion, o que me fez pegar o Corolla.
ExcluirPesquisei e pesquisei.. Nos meus 66 anos de idade, eu tive vários modelos e marcas de carros. Portanto, comparei Jetta, Fluence, Cruze, Lance, Sentra, Civic e outros. Sei que cada pessoa tem o seu gosto e o juízo de valor na escola do melhor automóvel. Eu tenho um City automático e, depois de exaustiva pesquisa e teste drive, me pareceu a melhor escolha pelo Corolla GLi automático (isenção para deficiente). Me baseie no consumo, durabilidade, rolagem macia, e qualidade do produto. Eu sei que existem carros com muito mais acessórios. Mas este modêlo já foi mais do que testado e avaliado. Tem aprovação na maioria dos proprietários. Perdoem-me pela minha opinião.
ExcluirTenho um Corolla XLi 1.8 2013 AT, é indiscutivelmente o melhor carro que já comprei, não tem comparação. Toyota é a marca mais valiosa do mundo e não por acaso porque realmete é sinônimo de qualidade e confiabilidade, vejam nas cidades e nas estradas.
ResponderExcluirAcabei de comprar um. XLI e estou impressionado com o carro. Toyota é muito carro.
ResponderExcluirRealmente o COROLLA E QUASE UM CARRAO , UNICO DEFEITO GRAVISSIMO neste carro e´a
ResponderExcluirRESSONANCIA INTERNA , fiz minha parte e ja reclamei a Toyota , Essa ressonancia interna ,parece que vc esta dirigindo um gol,palio,uno , parece que os rolamentos fica grudado no seu ouvido . nota para o corolla 85 , o barulho INCOMODA MUITO
gente, será se vai sobrar um corolla, para mim, vocês comprarm todos, nem que seja uma 2008/2009 xei, pode ser automatico, já que estou velho!!!
ResponderExcluirEm prineiro lugar, sugiro ao administrador deste chat remover o comentário anônimo com o termo preconceituoso e ofensivo ."baiano pobre", ofensivo à inteligência sociológica e refratário à ideia de igualdade constitucional. Faz tempo que ninguém fala nada sobre o Corolla aqui. Então esta mensagem é só para reafirmar a excelência tecnológica e a grande vantagem econômica dele. Tive o luxo de uma Santa Fé mas voltei recentemente para o Corolla por uma questão de bom senso.
ResponderExcluirSem dúvidas o Corolla é o melhor mesmo,quem dúvida e porque nunca dirigiu um,quem tem condições vai de Corolla não vai se arrepender não, além de ser bonito e chamar a atenção sem dúvida e um carrão.
ResponderExcluirVão fazer uma pesquisa com 1000 pessoas, garanto que 95 % gostaria de ter um Corolla, tem que ser carro no mesmo valor que o Corolla.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.