O INMETRO - Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - divulgou a lista de veículos automotores 2011 mais econômicos no Brasil, no âmbito do PBE - Programa Brasileiro de Etiquetagem.

cosumo ford fusion hybrid 2011 2012

Os carros brasileiros foram divididos nas seguintes categorias: Sub-Compacto, Compacto, Médio, Grande, Pick-Ups Leves, Comercial e Off-Road. O carro mais econômico do Brasil foi Uno Mille Fire Economy 2011, com um destaque para o Ford Fusion Hybrid, que conseguiu praticamente a mesma média de consumo em cidade (gasolina) que o campeão Mille. Confira os campeões em cada categoria.

Categoria Sub-Compacto - Uno Mille Fire Economy 2011

O campeão foi o Uno Mille Fire Economy, com média de consumo de combustível de 15,6 Km/l em estrada, e 12,7 km/l em cidade, com gasolina.

consumo Uno Mille Fire Economy 2012
Os carros mais econômicos do Brasil 2011 Inmetro - Subcompactos

Categoria Compacto - Volkswagen Polo BlueMotion

O vencedor da categoria compacto foi o Volkswagen Polo Bluemotion, que mesmo equipado com ar-condicionado e direção eletricamente assistida atingiu a média de consumo de 15,0 Km/l de gasolina em estrada, e 10,7 Km/l em cidade.

Volkswagen Polo Bluemotion 2011 - consumo
carros mais econômicos do Brasil Inmetro - compactos

Categoria Médios - Volkswagen Voyage 1.0

O Voyage 2011 1.0L sagro-se campeão na categoria médios. Equipado com ar-condicionado e direção hidráulica, o sedan compacto da VW atingiu um consumo de 14,1 Km/l na estrada, e faz até 10,8 Km/l de gasolina em ciclo urbano - cidade.

Novo Voyage 2011 - consumo
carros médios mais econômicos do Brasil 2011 Inmtro

Categoria Grandes - Ford Fusion Hybrid

A novidade tecnológica da Ford conseguiu o primeiro lugar na lista do Inmetro entre os sedans grandes, com o expressivo valor de 12,6 KM/l de consumo de gasolina em cidade, mas em estrada a vitória ficou com o Novo Renault Fluence Dynamique, com motor 2.0 16V, e que consome 14,1 Km/l de gasolina em estrada.

Novo Renault Fluence 2011 - consumo
carros grandes mais econômicos do Brasil 2011 Inmetro

Categoria Carga Derivado (Pick-Up Leve) - Volkswagen Saveiro 1.6L

Na categoria de pick-ups leves temos a representante da Volkswagen - Nova Saveiro Tropper e Cross, com motor 1.6L e ar-condicionado e direção hidráulica, atingindo 12,6 Km/l em estrada com gasolina. O consumo na cidade da Saveiro 2011 1.6 ficou em 9,9 Km/l, e na estrada a pick-up leve da Volks atinge 12,3 Km/l de gasolina, segundo o Inmetro.

Nova Saveiro Tropper CE 2011 - consumo
pick-ups leves mais econômicas do Brasil 2011 - Inmetro
VW Saveiro Tropper 2011 - traseira - consumo

Categoria Fora de Estrada - Novo Kia Sorento 2011

Entre os veículos off-road disponíveis no mercado brasileiro o Novo Kia Sorento 2011, com um motor 2.4 16V conseguiu a média de 11,0 Km/l em estrada e 8,1 Km/l na cidade, ambos com gasolina.

Nov Kia Sorento 2012 - consumo
carros off-road mais econômicos do Brasil 2011 - Inmetro

Fonte: INMETRO

71 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. Faltaram muitos carros na lista. Este ano a metodologia dos testes mudaram. Essa metodologia é mais moderna e considera mais variáveis.
    Espero que o "povo" utilize a tabela de eficiencia energética para decidir na hora de comprar. Isso forçará a publicação de mais veículos e estimulará as montadoras a produzirem carros mais eficientes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo plenamente, o povo deveria cobrar mais das montadoras por carros mais economicos, nao sei porque os carros vendidos em outros países são economicos e quando comercializados aqui, passam a consumir excessivamente. será que os engenheiros brasileiros não sabem fazer carros econômicos?

      Excluir
  2. O Celta não apareceu como campeão em nenhuma categoria do Inmetro.

    ResponderExcluir
  3. O celta consome mais que um astra 2.0.

    ResponderExcluir
  4. Baseado nisso optei por um Voyage 1.0, vamos ver.

    ResponderExcluir
  5. O sorento sendo 2.4 16v faz 11km/L com gasolina e
    o ecosport 2.0 16v faz 9.2 km/L
    Isso prova como os motores feitos para rodar com um só combustível é muito mais eficiente
    fora flex enganação

    ResponderExcluir
  6. doggyd32
    eu ja havia observado isso ha muito tempo.
    os motores com um só tipo de combustivel sao muito mais eficientes.

    ResponderExcluir
  7. Isso é fato, o motor específico para gasolina ou alcool é mais eficiente que o flez, isso se dá pela diferença qu e ha entre a taxa de xompressão para a queima ideal de cada combustivel. E os carros flex a taxa de compresao fica no meio termo, ou seja, a queima é deciente tanto em um como em outro. Para vcs terem ideia um azera 3.3 v6 faz 11km/litro na estrada e 7 na cidade, esse motor especifico a gasolina tem simplesmente 245 cavalos, e aí, vcs acham o uno economico?

    ResponderExcluir
  8. Nunes, realmente comparando desempenho x consumo o Azera é excelente, oferecendo uma excelente relação consumo x perfornance. Mas isso não signfica que o Uno não seja econômico. Ele é, só que o Azera é mais eficiente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resumindo , carro mil é dinheiro jogado fora .

      Excluir
  9. o motor flex nada mais eh do que um motor a alcool adaptado para receber gasolina!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma gambiarra que inventaram , e muitos ainda contam como vantagem , algo a mais para dar ainda mais problemas ...

      Excluir
  10. Os UNOs ocupam as 8 primeiras categorias, com o preço absurdo da gasolina no brasil, as montadoras deveriam se preoucupar mais em fazer carros economicos de acordo com a realidade brasileira do que carros "Design" ou "Potentes" como na Europa e EUA(onde a gasolina custa a US$0,80 o litro(e olha que eles estão reclamando.), no Brasil custa US$1,63). Além do mais, deveriam abaixar o preço dos carros brasileiros, acabei de ver num programa uma Ranger 0KM por £10000 convertendo daria impressionantes R$ 28000, imagina comprar uma Ranger 0 Km, ultimo modelo 3.0 por R$ 28.000. ACho que é isso o carro brasileiro deveria ser mais barato, mais economico e o combustivel ser mais barato também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje o litro de gasolina custa R$ 4.19. Como subiu hein...

      Excluir
  11. O problema do preço dos carros no Brasil são os impostos escorchantes que são cobrados pelo governo. Veja:

    http://www.car.blog.br/2011/08/preco-dos-carros-no-brasil-impostos.html

    ResponderExcluir
  12. o fiat uno economy e mais economico que o corsa clasic l.0? acho dificil

    ResponderExcluir
  13. o carro mais economico do brasil é o corsa. o mille é economico se vc trafegar só com o motorista e no maximo a 80 km por hora. então o critérip da immetro é no minimo questionável

    ResponderExcluir
  14. tenho um mille way 2008 , faz os incriveis 20,9 km/lt gasolina a 100km/h e faz 15,55 km/l com o ar-condicionado ligado a 120km/h, isso na rodovia, mas claro que com a manutenção em dia e um motorista habil e que não force o carro. Não conheço nenhum outro carro que faça tudo issso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. putz...esse é o carro.....presciso de um assim economico.....

      walter lapa sp.

      Excluir
    2. e o air cross? celta?
      essa lista faltou muitos carros

      Excluir
    3. kkkkk... gostei da piada.

      Excluir
    4. garanto que vc não faz nem 9 km com 1 litro de gasosa na cidade com seu uno meu chapa , esqueçe isso cai na real rapaz !

      Excluir
    5. Faz sim gerson, e pura verdade, muito econômico o meu e um uno economy 2010

      Excluir
    6. Faz sim gerson, e pura verdade, muito econômico o meu e um uno economy 2010

      Excluir
  15. Tenho dois carros um K 1.0 gasolina e um Fiesta sedan 1.6 flex , os dois são alcolatras, bebe pra caramba somente 6,5 litros de combustivel na cidade não importa se alcool ou gasolina , é mole.

    ResponderExcluir
  16. tenho courier 2011, a minha faz no minimo 10 km/lt, na estrada, a velocidade de 100 a 140 km/hr

    ResponderExcluir
  17. tenho um siena el 1.0 ele faz na estrada 18 km com gasolina,não entendo como fazem esses cálculos,com álcool na estrada ele faz 13 km com 1 litro, esse sim é econômico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa medida ai vc faz em cima da esteira né , andando é outra historia .

      Excluir
    2. fazer pode até fazer se o condutor não se importar de ter que reduzir pra 3 marcha pq o carro não tem força em um aclive !

      Excluir
  18. Não conheço ninguém que tenha um UNO Fire que diga que faz menos de 16Km por litro na estrada.

    ResponderExcluir
  19. Na minha opinião o Uno é o carro mais econômico do Brasil. O carro é super leve com motor e cambio equilibrados nem se compara com os da GM. Já tive Corsa 1.0 e Uno 1.0 e o Uno ganha em disparada em economia, sem falar nas outras qualidades. Não é a toa que é o preferido das empresas até hoje. Pela baixa manutenção, peças baratas, economia e versatilidade. Experimente entrar em uma estrada com lama com um Corsa e com um Uno. Veja quem se sai melhor!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uno, vix, você não conhece de carro mesmo, carrinho sem vergonha que já vem desalinhado de fábrica, campeão em gastar pneu pela sua fraca suspensão. Sincronismo do câmbio vai p o saco muito mais rápido do que da GM. Compare os veículos da FIAT acima de 200.000 KM e confira os da GM.

      Excluir
  20. O meu deve estar com um problema seríssimo pois um Palio economy 2010 que sempre fez 6km/l na cidade e 7 na estrada. O bicho anda feito um 1.4 ( 4,5-50) com pe embaixo e mesmo com pé leve ele ainda consome muito. Foi 5x a consecionária em garantia que insiste em diser que esta tudo normal. Reclamei para a Fiat e nada mudou. Resumindo, depois de 15 anos de fiat, vou mudar! So não vou nunca a um gol (para não ter que mandar refazer todo sistema de injeção ou estancar em pleno cruzamento - ja vi 3 acontecer isso) e nem celta (tive um que veio de fábrica com valvula empenada (mesmo consumo do palio) e a autorizada, igualmente a fiat, dizia que não tinha nada anormal. Descobri a valvila em uma oficina não autorizada mas de confiança.Ford com 540 de manutenção em um fiesta de 6 meses e ferrugem em 8 meses nem pensar nunca. So resta optar por importado pois as montadoras no brasil nem em sonho tem ISO de fato.
    Tive um peugeot 206 1.6 16v que apesar de super confortável e consumo aceitavel (7-14) as peças eram absurdamente caras e frágeis!
    Redumindo, consumo é apenas um item a ser cogitado, cadê o índice de recall, de reclamação, de defieto de fábrica, de manutenção, de durabilidade de peças e disposição de peças de reposição relativo a vida util do veículo?

    ResponderExcluir
  21. Eu tenho um Picanto e ele faz 17km/l na cidade e 20km/l na estrada (média de 100km/h).

    Cadê o Picanto na lista?

    ResponderExcluir
  22. O Picanto é o segundo lugar na categoria do Uno. Mas o UNO ainda ganha dele pelas medições do INMETRO.

    É claro que o Picanto é mais eficiente pois é automático e tem ar, enquanto o UNO é mecanico e sem ar. Ocorre que o Uno foi o mais econômico, então ele aparece como vencedor da categora compacto.

    ResponderExcluir
  23. EU TENHO UM GOL G-5, FAZ (7-10) NO ÁLCOOL

    ResponderExcluir
  24. Economico eo meu marea faz 10 na cidade e 15 na rodovia.detalhe é 2.4

    ResponderExcluir
  25. É VERDADE O MEU TBM É ASSIM.

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelos comentários. Essa galera realmente entende de automóveis. Com relação aos carros que não estão na lista, isso se dá por falta de disponibilidade das montadoras?

    ResponderExcluir
  27. Os testes de consumo desses veículos têm apresentarem mais transparência, realizando testes dentro de condições reais e iguais para todos os veículos e não condições utópicas - digo isso, pois é qustionavel como um sorento 2.4 16v, veículo pesado consumiria média de 11 Km/l na estrada. Praticamente o que um Golf 1.6, muito mais leve e com motor de muito menor potência, consome na estrada - com base no raciocínio lógico e na física não é razoavél. Talvez numa pista sem outros carros, sem ultrapassagem, sem ladeira, 80 km, com aceleração constante quase perfeita (e até numa pista artificial no vacuo) e etc - talves esse consumo seja viável.
    Att.,
    Oliveira.

    ResponderExcluir
  28. igual a saveiro 1.6 ap surf esta para ser lançado por que se existe mim avise....

    ResponderExcluir
  29. O meu transporte é o jegue Severino, é só dar capim pro bichino que leve vai longe.Faz 50km por kilo de grama.
    Esse é o cara.

    ResponderExcluir
  30. Tive celta 1.0 - 16,5km na estrada e tive corsa sedan 1.0 - 17,5km na estrada

    ResponderExcluir
  31. Tenho um nissan march 1.0 16v. Ele fez 15/litro na estrada. Detalhe: carro lotado e ar ligado o tempo todo

    ResponderExcluir
  32. vou sair das categorias sub-compacto e compatos e entrar na categoria pick ups grandes, tenho uma s10, ano 2000 2.8, que faz em media com o diesel 13 kml na rodovia com a ar ligado,e uma velocidade media de 120 kh a 140 kh.
    comparando os preços de combustiveis na minha cidade que tem uns dos preços mais exorbitantes do brasil(sorriso mt), gasolina :3,39 o litro,enquanto o diesel esta:2,38 o litro....
    nao troca minha velha s10 por nenhum desses compactos citados nessa lista. rsrsrs

    ResponderExcluir
  33. Gente do céu!!!Tenho uma ranger 2011,bebe que nem uma vaca veia,moro na fazenda e ando muito em estrada de barro,ela faz 3 km por litro,estou falindo ando todos os dias 160 km com ela faça as contas, não quero mais vou comprar um uno sera que aguenta tanta estrada de chão?

    ResponderExcluir
  34. O meu querido tu moras numa fazenda e não produz o próprio combustível e energia!!
    Entra no saite e procura por vanio deuttner , avicultor em santa Catarina, que tu vai gostar

    ResponderExcluir
  35. Tenho um Classic 2011 LS 1.0 que faz na Cidade (Brasilia) 17km/l. Rodo mais de 900 km com um tanque de 54 (rodo até na reserva aproximadamente 53 litros). Pra mim ainda é o melhor. Mais alguem concorda??????

    ResponderExcluir
  36. è tudo historia essas medias que as pessoas vem fazendo por ai............tive muitos carros automatico, nao tem nenhum que faz mais de 8 km na cidae.....as pessoas nao sabem fazer média.

    ResponderExcluir
  37. tenho cnh ha 26 anos e queria saber onde tem estrada no brasil que pode andar a 140 km hora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BR040 juiz de fora /rio de janeiro,já coloquei 200 e pedia mais.............não sei donde vc é ,mas venha passear por aqui e vai ver o q é estrada.........

      Excluir
  38. Tenho um Astra 2009 faz 9 Km cidade e 12 Km na estrada a 120 com ar ligado

    ResponderExcluir
  39. Tenho um HONDA FIT 1.4 2005. Faz 15.5 na estrada com 3000 à 3700 giros. Com o conforto que oferece, nao passo pra um 1.0 de plástico nunca!....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk dexa de ser mentiroso...si essa carnisa fizer 10 e muito!!!!

      Excluir
  40. tinha um gol 1.6 antigo que fazia 16kml, depois um celta 1.0 que fazia 16kml, depois um prisma 1.4 que fazia 7kml, um civic antigo que faz 13kml com ar automatico e 130cv. Consumo depende do: peso do carro, relação do cambio com a rotação do motor, eficiencia do motor e tecnologia.
    o gol era economico pois tinha uma relação de cambio que deixava o motor trabalhando em baixo rpm, o celta era leve e 1.0, o prismo tem um péssimo motor e relação muito curta tudo contra para o consumo e era FLEX, o civic o motor tem tecnologia de f1 o famoso VTEC, ele abre a valvula de acordo com a necessidade o motor gira como um relogio suiço levinho levinho mesmo com ar ligado

    ResponderExcluir
  41. tenho um uno vivace ele fez 25km com 500ml de alcool

    ResponderExcluir
  42. Boa noite, Eu tinha um Daitsu três cilindros 1.0, que equivalia ao nosso 1.3 ...
    Nas estrada andando a 130/140 Kilometros ele fazia 20 Km/litro...na cidade nunca medi, mas era super econômico tambem.

    ResponderExcluir
  43. Calma calma galera... com nossos comentários estamos transcedendo os limites da coerência, kkkkkkkkk. FALA SÉRIO 25km com 550 ml de etanol???? Não subestime nossa inteligência!!!! kkkkkkk

    ResponderExcluir
  44. OBS; MUITO IMPORTANTES CADA MOTORISTA CONSEGUE UMA MEDIA PORQUE NINGUEM CONSEGUE DIRIGIR IGUAL AO OUTRO , E DEPENDE DEMAIS A ROTA DA ESTRADA

    ResponderExcluir
  45. Tenho um corolla 2004 1.8 138cv que faz 15.7km na estrada(100/110) e 10km na cidade com ar ligado,

    Uno mille motor 1.0, lata casca de ovo, inseguro, fraco, totalmente pelado tinha que fazer uns 25km por litro

    > FORA FLEX ENRROLATION

    ResponderExcluir
  46. Tenho um corolla 2004 1.8 138cv que faz 15.7km na estrada(100/110) e 10km na cidade com ar ligado,

    Uno mille motor 1.0, lata casca de ovo, inseguro, fraco, totalmente pelado tinha que fazer uns 25km por litro

    > FORA FLEX ENRROLATION

    ResponderExcluir
  47. nao pode falar que o uno mille fire flex e economico porque para se sincero era para fazer pelo menos 20 km p litro na estrada e ele nao faz nem 15

    ResponderExcluir
  48. sera que estes comentarios sao reaumente verdadeiros?






    ResponderExcluir
  49. Desta lista eu tive um uno economy e um Fluence, e digo com toda certeza do mundo o o (uno)milly economy faz na gasolina 18km/l,numca vi um carro tao economico quem nem o uno. ja o Fluence fazia em torno de 9km/l.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem