O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático integra a linha de hatchs médios da Ford que estreou no mercado brasileiro em 2000. Desde então o Focus foi considerado pelos consumidores e pela imprensa especializada um carro de qualidade notável, acima da média. 


Apesar das boas avaliações, as vendas do hatch nunca foram animadoras. Com o lançamento da nova versão, em 2009, as qualidades foram aprimoradas, e as vendas começaram a reagir.



Entre os hatchs médios fabricados no mercado brasileiro, o Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é um dos mais atualizados, ficando atrás apenas no novo Fiat Bravo no quesito modernidade de projeto.


Estilo e equipamentos

O design do Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é elegante e transmite robustez, resultado de seu porte largo (1,84 metro) que o deixa com um visual imponente mesmo diante de concorrentes como o do novo Fiat Bravo, e também dos modelos importados, como o Hyundai i30. A lateral tem linhas encorpadas e a traseira recortada contribuem para criar um estilo harmonioso, moderno e sofisticado.



A frente é arrojada e discreta, com a tomada de ar central e o vinco nas pontas do capô emoldurando o desenho dos faróis. O interior não fica atrás, e associa modernidade, tecnologia e luxo, sem ousadias. Enfim, o Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é um carro visualmente agradável, que trata os passageiros com elegância e conforto, tendo em vista que os materiais são de excelente qualidade, e a ergonomia é excelente.

Acabamento

O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático nesta versão GLX é o modelo intermediário da linha (clique aqui e veja o nosso artigo sobre o Focus Hatch Ghia 2010), e conta com um motor 2.0 Duratec e associado a uma caixa de transmissão automática de quatro velocidades. Além disso, fazem parte do pacote de itens de segurança: freios com ABS e EBD, airbags frontais, retrovisor eletrocrômico, chave inteligente com partida no botão e faróis com acendimento automático.


As rodas são de liga leve de 16 polegadas, e o painel traz o sistema de entretenimento digital My Connection, que incorpora rádio/CD/MP3, conexão Bluetooth e entradas USB e auxiliar, computador de bordo, sensor de chuva e os básicos ar-condicionado, direção (eletro-hidráulica) e vidros, travas e retrovisores elétricos.

Prazer ao dirigir

O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático caracteriza-se por ser um carro extremamente prazeroso de ser dirigigo. O carro tem respostas rápidas ao acelerador e à direção, configurando-se em um nível de pilotagem esportiva. O carro é sólido - aspecto que decorre de sua elevada rigidez torcional, com uma suspensão firme e que, apesar disso, é confortável.


Contribui para a elevada eficiência a suspensão independente nos dois eixos, sendo McPherson na frente e Multilink na traseira. O motor 2.0 Duratec oferece uma performance exemplar, com acelerações e retomadas decididas.


O câmbio automático do Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático tem o único senão de se tratar de uma versão de quatro velocidades. Entretanto, a caixa conta com a opção de trocas manuais, através da alavanca de mudanças.


Desempenho

Aceleração

0 a 60 Km/h - 6 segundos
0 a 100 Km/h - 11,6 segundos
0 a 120 km/h - 16,6 segundos

Retomadas

40 km/h a 80 km/h - 5,4 segundos
60 km/h a 100 km/h - 6,9 segundos
80 km/h a 120 km/h - 8,4 segundos

Consumo

Cidade 8,2 km/l
Estrada 14 km/l

Conclusão

O Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático é um carro referencial nos quesitos comportamento dinâmico e robustez torcional dentro de sua categoria. O amplo espaço interno e acomoda com conforto cinco adultos, e o porta-malas acomada 328 litros, contando um excelente vão de acesso.





O interior é extremamente silencioso fruto do ótimo isolamento acústico. Um excemplar semi-novo do Novo Focus 2010 GLX 2.0 Automático pode ser encontrado por preços inferiores a R$ 50.000 reais (janeiro de 2011) em revendedores de semi-novos da Grande São Paulo, como a Phenom Veículos (clique aqui para acessar o site da Phenom Veículos Multimarcas).

Ficha Técnica

Novo Ford Focus GLX 2.0 Automático
MotorDianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16 válvulas, comando duplo (DOHC), injeção eletrônica, gasolina
Cilindrada (Cm³)1.999
Potência (Cv)143 cavalos 6.250 rpm
Torque (Kgfm)18,7 a 4.250 rpm 
CâmbioAutomático sequencial de quatro marchas; tração dianteira
Comprimento (m)4,35
Largura (m)1,84
Altura (m)1,50
Entre-Eixo (m)2,64
Porta-Mala (l)328
SuspensãoIndependente do tipo McPherson com barra estabilizadora na dianteira, e independente do tipo Multilink com barra estabilizadora na traseira
FreiosDiscos ventilados, na dianteira, e sólidos atrás. ABS e EBD
Tanque (l)55
Preço (R$)66.260
Taxa de Compressão10,8:1
Velocidade Final (km/h)204 Km/h 
Aceleração 0 a 100 Km/h (s)12,1 Segundos

Comentários

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