A tecnologia de propulsão híbrida já é bastante conhecida nos Estados Unidos e Japão, e permite que veículos equipados com esse tipo de motor sejam significativamente mais econômicos e menos agressivos ao meio ambiente que os automóveis normais.


Com o lançamento do Fusion Hybrid, o Brasil começa a entrar nessa nova etapa do desenvolvimento tecnológico automotivo, tendo em vista que o sedã da Ford é o primeiro automóvel disponível no mercado brasileiro capaz de rodar movido a eletrecidade.


A tecnologia de propulsão híbrida está em franco desenvolvimento nos EUA, muito em função dos incentivos tributários que o governo aplica a esse tipo de veículo. Como no Brasil não existe o mesmo tratamento fiscal, o carro acaba chegando em preços elevados - R$ 133.900, o que representa um avanço de quase 25% sobre os R$ 107.360 da versão topo de linha do Fusion V6 equipado com teto-solar.


Entretanto a Ford do Brasil tenta justificar o preço do Fusion Hybrid apelando para a economia de combustível, além de aspectos menos racionais, como conceitos de sustentabilidade ambiental. Se isso vai ser suficiente para seduzir o consumidor brasileiro, é o que ainda veremos.


Em termos de identificação, o Ford Fusion Hybrid dispõe de logotipos nas portas dianteiras e na tampa do porta-malas, além das rodas de liga leve com desenho diferenciado, montadas em pneus especiais na medida 225/50 R 17, que é a mesma das versões tradicionais.


O conjunto propulsor híbrido se caracteriza pela adoção de um motor à combustão tradicional associado a um motor elétrico, podendo operar juntos ou separados, dependendo a situação. O Ford Fusion Hybrid permite que o carro ande exclusivamente com propulsão elétrica.


O motor tradicional do Fusion Hybrid é o quatro cilindros 2.5L igual ao da versão de entrada, mas que opera no chamado ciclo Atkinson, aumentando a eficiência energética ao manter as válvulas de admissão abertas por um tempo maior que o verificado no ciclo Otto normal. A desvantagem desse esquema é uma menor potência especifica.


Esse quatro cilindros de 2.5L entrega 158 cv a 6.000 rpm e torque de 18,8 mkgf a 2.250 rpm, valores menores que os 173 cv a 6.000 rpm e 22,9 mkgf a 4.000 rpm do convencional. Entretanto, no Fusion Hybrid há também um motor elétrico de 107 cv e 22,9 mkgf, fazendo com que a potência total do carro seja de 193 cv.

O resultado em termos de performance é uma aceleração de 0 a 100 km/h em 9,1 segundos (9,9 s do quatro-cilindros normal), sendo que a velocidade máxima mantém-se nos limitados eletronicamente 180 km/h.

O grande atrativo do Ford Fusion Hybrid, porém, é o consumo de combustível. Em cidade o sedã da Ford atinge 16,4 km/l, chegando a 18,4 km/l em percurso rodoviário. Ou seja, o Ford Fusion Hybrid é mais econômico que a maioria dos carros populares brasileiros equipados com motor 1.0.

O sistema de propulsão elétrica opera com tensão de 275 volts, sendo que esse valor é reduzido para 12V para alimentação dos demais dispositivos do carro. Quando operando em modo elétrico a velocidade máxima é de 75 Km/h. O Ford Fusion Hybrid conta também com caixa de transmissão CVT, ar-condicionado elétrico e freios regenerativos.

Conduzir o Ford Fusion Hybrid não difere muito do modelo convencional. A primeira diferença é o silêncio, tendo em vista que quando está operando apenas em modo elétrico, não há ruído do motor. O painel de instrumentos, porém, informa, por meio de luzes indicadoras, que o motor está ativo e operacional.


A entrada em operação da unidade de propulsão a gasolina é decidida automaticamente pelo sistema de gerenciamento central do carro. Outra diferença em relação aos modelos convencionais é o painel digital Smart Gauge, com tela de TFT.


Esse painel permite acompanhar a entrada em operação do motor a gasolina. Quando os dois estão ativos, o painel mostra duas colunas luminosas à esquerda do velocímetro, simbolizando o nível de utilização de cada motor. Há também a informação de carga na bateria, que é envolto por um círculo dinâmico quando o carro está sendo freado e a bateria passa a ser carregada.


Ao motorista ainda é oferecida a opção de configuração das informações do painel, como nível de combustível, carga da bateria, consumo médio e instantâneo de gasolina e, no modo EcoGuide, a imagem de folhas verdes que se multiplicam na tela para indicar o modo de dirigir mais econômico.


Durante condução normal em ciclo urbano, o motor a gasolina só entra em operação em acelerações mais fortes, mas mesmo nesse caso o silêncio interno é exemplar, auxiliado, evidentemente, pelo ótimo isolamento acústico do carro.


A direção eletricamente assistida também é precisa e macia e o ar-condicionado elétrico também não deixa a desejar para os modelos convencionais. E, não menos interessante, a tomada de 110V que existe dentro do carro.

No quisito segurança, o Fusion Hybrid traz sete air-bags - frontais, laterais dianteiras, cortinas laterais e uma para os joelhos do motorista, controle de estabilidade e tração, teto solar com comando elétrico, abertura das portas por teclas, acionamento automático dos faróis, controlador de velocidade, sistema Sync multimídia com áudio Sony e 12 alto-falantes e sensor de pressão dos pneus.


Como itens adicionais em relação ao V6 observa-se limpador de para-brisa automático, banco do motorista com ajuste elétrico em 10 direções, chave configurável MyKey, sistema de monitoramento de pontos cegos e tráfego cruzado e câmera traseira para orientar manobras.



A chave guarda informações relativas a velocidade máxima, volume do rádio, uso do cinto de segurança e reserva de combustível, além da informação da quilometragem percorrida. Caso o motorista precise entregar o carro para o filho, por exemplo, pode estabelecer limites de velocidade máxima, garantindo segurança adicional.


Conclusão

Com garantia de 8 anos de bateria, é preciso calcular precisamente o uso do carro durante o período para avaliar se é viável economicamente a compra do carro mais caro, para posteriormente se economizar com combustível. Uma coisa é certa: o verde está na moda, e os carros elétricos e híbridos vieram para ficar. O Ford Fusion Hybrid é apenas o primeiro capítulo dessa história no mercado brasileiro.

4 Comentários

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  1. carro bem grande bonito e espassoso

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  2. Tai, pelo menos e um começo. Ainda bem que começou, ja era sem tempo. Porem essa tendencia deve durar pouco pois alternativas mais viaveis devem aparecer nos proximos 5 anos...

    Ivan

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  3. Quanto custará uma bateria destas ??

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    1. Até 35 mil reais, veja a matéria: http://www.estadao.com.br/jornal-do-carro/noticias/servicos,reparo-de-hibrido-e-salgado,21341,0.htm

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