O Golf GTI começou sua história no Brasil através do modelo importado do México, ainda em 1994. Posteriormente, a Volkswagen começou a produção brasileira do Golf geração IV, que dispunha da versão GTI, produzida até 2008 - o Golf GTI 2008 193cv.

Golf GTI 2008 193 cv

O último modelo foi o Golf GTI 2008 193 - o último exemplar produzido no Brasil, o qual dispunha de um motor Turbo de 193cv, e era o automóvel mais potente e rápido produzido no País.

Golf GTI 2008 193 cv

Esse último Golf GTI produzido no Brasil tinha frente e a traseira exclusivas para o mercado brasileiro, pois a VW resolveu não trazer para o Brasil a 5ª geração, e vinha equipado, opcionalmente, com rodas de liga-leve de 17" (como mostradas acima) e teto-solar.

Golf GTI 2008 193 cv - traseira

O fato é que a reformulação feita na 4ª geração agradou o mercado brasileiro o que provocou um aumento significativo nos números de venda do Golf. 

Golf GTI 2008 193 cv - preto

O Golf GTI 2008 193 cv, porém, por ser muito caro, vendia muito pouco, o que motivou a VW retirá-lo de produção.

Golf GTI 2008 193 cv - frente

Golf GTI geração 4

O interior de qualquer Golf é caracterizado pelo elevado padrão de acabamento. No Golf GTI 2008 193cv  essa característica é ainda mais pronunciada: painel com iluminação branca; bancos esportivos com ajuste lombar e aquecimento; volante de três raios; manopla de câmbio em couro, pedais esportivos de alumínio. Todos esses detalhes criam um ambiente ao mesmo tempo esportivo e de conforto.

Golf GTI 2008 193 cv -interior

O volante revestido em couro com desenho esportivo propicia uma excelente posição de pilotagem, conferindo ao motorista extrema segurança, mesmo em condução esportiva. 

Golf GTI 2008 193 cv - painel

Apesar da esportividade, o interior do Golf GTI 2008 193 cv não decepciona em termos de conforto aos passageiros.

Golf GTI 2008 193 cv

O nível de segurança é excepcional, com freios ABS com EBD, e ainda um conjunto de air-bags frontais e laterais que protege o motorista e os passageiros em eventuais colizões.

Golf GTI 2008 193 cv - teto solar

O teto solar tem controle eletrônico, e é extremamente bem construído, de forma a impedir qualquer tipo de infiltração.

Golf GTI 2008 193 cv

O Golf GTI 2008 193 cv é um carro muito rápido. Preciso na direção. Seguro na frenagem. Freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EDB), controle de estabilidade (ESP), travamento eletrônico do diferencial (EDL) e controle eletrônico de tração (ASR).

Golf GTI 2008 193 cv

O painel central do Golf GTI 2008 dispõe de um completo sistema de som com leitor de MP3, além do sistema de aquecimento dos bancos, o qual é muito útil em regiões frias.

Golf GTI 2008 193 cv

Ficha Técnica - Golf GTI 2008 - 193 cv

Golf GTI 2008 193 cv

  • MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.781 cm³
  • POTÊNCIA 193 cv a 5.500 rpm
  • TORQUE 25,5 kgm a 1.950 rpm
  • CÂMBIO Manual de cinco velocidades
  • TRAÇÃO Dianteira
  • DIREÇÃO Hidráulica, por pinhão e cremalheira
  • RODAS Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve
  • PNEUS Dianteiros e traseiros 205/55 R16
  • COMPRIMENTO 4,20m
  • ALTURA 1,45 m
  • LARGURA 1,73 m
  • ENTREEIXOS 2,51 m
  • PORTA-MALAS 330 l
  • PESO (em ordem de marcha) 1.302 kg
  • TANQUE 55 l
  • SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços longitudinais
  • FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
  • CORES Preta e prata
Desempenho 
  • Aceleração 0-100Km/h : 8,0s
  • Aceleração 0-1000m: 29,6s
  • Retomada (3ª marcha) 40 a 80 Km/h: 6,8s
  • Retomada (4ª marcha) 60 a 1200Km/h: 8,2s
  • Velocidade máxima: 231Km/h
  • Frenagem 120/80/60 Km/h a 0 : 63,3 / 28,6 / 16,1 (metros)
  • Velocidade real a 100Km/h (velocímetro): 97,8Km/h
Ruido interno
  • Ponto Morto / RPM : 37,4 / 69,2 (dB)
  • Rodando a 80*120KM/h : 62,3 / 65,7 (dB)
Consumo
  • Cidade : 8,7 Km/L (gasolina)
  • Estrada: 12,3 Km/L (gasolina)
  • Tanque de combustível/ autonomia: 55L / 676 Km

13 Comentários

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

  1. qual é o golf 2.0 mais novo que é bonito para tunar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum. O melhor é com os aceleradores manuais, a exemplo do Sport Turbo 150 CV (2004 e 2005)

      Excluir
  2. O MELHOR GOLF GTI QUE EXISTE E O IMPORTADO PELA WV PARA OS EUA. UM DOS ERROS DA WV É NAO FABRICAR NO BRASIL O MESMO CARRO QUE MANDA PRA FORA. E POR ISSO QUE ESTA PERDENDO MERCADO PARA OS CONCORRENTES, POIS DIFERENCIA OS CARROS PARA OS BRASILEIROS SEJA NOS ITENS DE SEGURANÇA COMO NO DESIGN. E POR ISSO QUE OS BRASILEIROS ESTAO VOLTADOS PARA OS IMPORTADOS, QUE ALEM DE CONFORTO PENSAM NO DESIGN ESPORTIVO.

    ResponderExcluir
  3. MANO O GOLF GTI TA PERDENDO MERCADO PORQUE MUITOS BRASILEIROS SAO UM LIXO E NAO SABER O QUE E UM GOLF; CURTEM E 1,4 LIXOSOS POR AI, E NAO ENTENDE DE MOTOR E PERFIL QUE A LINHA GOLF DA WV TRAZ PARA O MOTORISTA.GTI SEMPRE SERAR O GTI O MAIS TOP DE TODOS...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai sim mano assino em baixo tenho um 2003 e troco por nada é o bicho

      Excluir
  4. Os novo golf é 1.4 kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. economico e nos dinamometro meteu logo 30 kgfm

      Excluir
  5. Como um colega citou anteriormente, os modelos VW destinados a EUA e UE, são totalmente diferentes! Depois de muito tempo teremos acesso a um puro sangue Gti!

    ResponderExcluir
  6. eu tenho um gti 2006 180cv, o motor e show, quanto mais acelera, mas forca ele tem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.

Postagem Anterior Próxima Postagem