O Golf GTI começou sua história no Brasil através do modelo importado do México, ainda em 1994. Posteriormente, a Volkswagen começou a produção brasileira do Golf geração IV, que dispunha da versão GTI, produzida até 2008 - o Golf GTI 2008 193cv.
O último modelo foi o Golf GTI 2008 193 - o último exemplar produzido no Brasil, o qual dispunha de um motor Turbo de 193cv, e era o automóvel mais potente e rápido produzido no País.
Esse último Golf GTI produzido no Brasil tinha frente e a traseira exclusivas para o mercado brasileiro, pois a VW resolveu não trazer para o Brasil a 5ª geração, e vinha equipado, opcionalmente, com rodas de liga-leve de 17" (como mostradas acima) e teto-solar.
O fato é que a reformulação feita na 4ª geração agradou o mercado brasileiro o que provocou um aumento significativo nos números de venda do Golf.
O Golf GTI 2008 193 cv, porém, por ser muito caro, vendia muito pouco, o que motivou a VW retirá-lo de produção.
Golf GTI geração 4
O interior de qualquer Golf é caracterizado pelo elevado padrão de acabamento. No Golf GTI 2008 193cv essa característica é ainda mais pronunciada: painel com iluminação branca; bancos esportivos com ajuste lombar e aquecimento; volante de três raios; manopla de câmbio em couro, pedais esportivos de alumínio. Todos esses detalhes criam um ambiente ao mesmo tempo esportivo e de conforto.
O volante revestido em couro com desenho esportivo propicia uma excelente posição de pilotagem, conferindo ao motorista extrema segurança, mesmo em condução esportiva.
Apesar da esportividade, o interior do Golf GTI 2008 193 cv não decepciona em termos de conforto aos passageiros.
O nível de segurança é excepcional, com freios ABS com EBD, e ainda um conjunto de air-bags frontais e laterais que protege o motorista e os passageiros em eventuais colizões.
O teto solar tem controle eletrônico, e é extremamente bem construído, de forma a impedir qualquer tipo de infiltração.
O Golf GTI 2008 193 cv é um carro muito rápido. Preciso na direção. Seguro na frenagem. Freios a disco nas quatro rodas com sistema ABS, distribuição eletrônica de frenagem (EDB), controle de estabilidade (ESP), travamento eletrônico do diferencial (EDL) e controle eletrônico de tração (ASR).
O painel central do Golf GTI 2008 dispõe de um completo sistema de som com leitor de MP3, além do sistema de aquecimento dos bancos, o qual é muito útil em regiões frias.
Ficha Técnica - Golf GTI 2008 - 193 cv
- MOTOR Quatro tempos, quatro cilindros em linha, transversal, refrigeração a água, 1.781 cm³
- POTÊNCIA 193 cv a 5.500 rpm
- TORQUE 25,5 kgm a 1.950 rpm
- CÂMBIO Manual de cinco velocidades
- TRAÇÃO Dianteira
- DIREÇÃO Hidráulica, por pinhão e cremalheira
- RODAS Dianteiras e traseiras em aro 17”, de liga-leve
- PNEUS Dianteiros e traseiros 205/55 R16
- COMPRIMENTO 4,20m
- ALTURA 1,45 m
- LARGURA 1,73 m
- ENTREEIXOS 2,51 m
- PORTA-MALAS 330 l
- PESO (em ordem de marcha) 1.302 kg
- TANQUE 55 l
- SUSPENSÃO Dianteira independente, tipo McPherson; traseira com braços longitudinais
- FREIOS Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira, com ABS e EBD
- CORES Preta e prata
Desempenho
- Aceleração 0-100Km/h : 8,0s
- Aceleração 0-1000m: 29,6s
- Retomada (3ª marcha) 40 a 80 Km/h: 6,8s
- Retomada (4ª marcha) 60 a 1200Km/h: 8,2s
- Velocidade máxima: 231Km/h
- Frenagem 120/80/60 Km/h a 0 : 63,3 / 28,6 / 16,1 (metros)
- Velocidade real a 100Km/h (velocímetro): 97,8Km/h
Ruido interno
- Ponto Morto / RPM : 37,4 / 69,2 (dB)
- Rodando a 80*120KM/h : 62,3 / 65,7 (dB)
Consumo
- Cidade : 8,7 Km/L (gasolina)
- Estrada: 12,3 Km/L (gasolina)
- Tanque de combustível/ autonomia: 55L / 676 Km
qual é o golf 2.0 mais novo que é bonito para tunar
ResponderExcluirNenhum. O melhor é com os aceleradores manuais, a exemplo do Sport Turbo 150 CV (2004 e 2005)
ExcluirO MELHOR GOLF GTI QUE EXISTE E O IMPORTADO PELA WV PARA OS EUA. UM DOS ERROS DA WV É NAO FABRICAR NO BRASIL O MESMO CARRO QUE MANDA PRA FORA. E POR ISSO QUE ESTA PERDENDO MERCADO PARA OS CONCORRENTES, POIS DIFERENCIA OS CARROS PARA OS BRASILEIROS SEJA NOS ITENS DE SEGURANÇA COMO NO DESIGN. E POR ISSO QUE OS BRASILEIROS ESTAO VOLTADOS PARA OS IMPORTADOS, QUE ALEM DE CONFORTO PENSAM NO DESIGN ESPORTIVO.
ResponderExcluirshollllllllllllllll
ResponderExcluirMANO O GOLF GTI TA PERDENDO MERCADO PORQUE MUITOS BRASILEIROS SAO UM LIXO E NAO SABER O QUE E UM GOLF; CURTEM E 1,4 LIXOSOS POR AI, E NAO ENTENDE DE MOTOR E PERFIL QUE A LINHA GOLF DA WV TRAZ PARA O MOTORISTA.GTI SEMPRE SERAR O GTI O MAIS TOP DE TODOS...
ResponderExcluirai sim mano assino em baixo tenho um 2003 e troco por nada é o bicho
ExcluirOs novo golf é 1.4 kkkkkkkkkk
ResponderExcluireconomico e nos dinamometro meteu logo 30 kgfm
ExcluirComo um colega citou anteriormente, os modelos VW destinados a EUA e UE, são totalmente diferentes! Depois de muito tempo teremos acesso a um puro sangue Gti!
ResponderExcluirE tem a vs400cv😉
ResponderExcluirVamos de camaro melhor
ResponderExcluirCarro top!
ResponderExcluireu tenho um gti 2006 180cv, o motor e show, quanto mais acelera, mas forca ele tem.
ResponderExcluirPostar um comentário
Comentários que contenham palavras de baixo calão (palavrões),conteúdo ofensivo, racista ou homofóbico serão apagados sem prévio aviso.