O Toyota Prius é um veículo híbrido (usa um motor à gasolina associado à um outro elétrico) de grande sucesso, por apresentar grande economia de combustível. Ocorre que, nos modelos que são vendidos atualmente, o motor elétrico é um mero auxiliar do motor à combustão. Isso significa que você continua a abastecer o Toyota Prius como qualquer carro: em um posto de gasolina.

Novo Toyota Prius Plug-In 2012

O motor elétrico é carregado através de sistemas de regeneração de energia. Exemplo: existe um gerador de energia elétrica acoplado aos freios, de modo que a perda de energia na frenagem é parcialmente recuperada e transformada em energia elétrica, que por sua vez é armazenada nas baterias que alimentam o motor elétrico do carro. Mas isso vai mudar com o novo Toyota Prius Plug-In.

Novo Toyota Prius Plug-In 2012 - tomada

O Chevrolet Volt, que a GM irá lançar no ano que vem já adota um conceito diferente: o motor elétrico é o principal motor do carro, sendo que o motor à gasolina é usado para gerar energia elétrica que irá alimentar o motor elétrico.

O Toyota Prius Plug-In é uma evolução do conceito do Toyota Prius atual, porém ainda distante da revolução que representa o Chevrolet Volt. A grande inovação que o Toyota Prius Plug-In trás é que a bateria que alimenta o motor elétrico pode ser carregada também na tomada. Além disso, essa bateria tem uma capacidade de armazenamento maior.

Como funciona?

Quando a bateria do Toyota Prius Plug-In está totalmente carregada, ela permite que o carro ande exclusivamente com o motor elétrico por até 20 quilômetros em uso urbano suave. Uma vez que a bateria termina, o carro automaticamente passa a ser movido pelo motor à gasolina convencional, com o motor elétrico atuando como auxiliar, de forma que há tanto o motor a gasolina quanto o elétrico impulsionando as rodas.

Novo Toyota Prius Plug-In 2012 - interior

É uma abordagem diferente do Chevrolet Volt, que usa apenas o motor elétrico para tracionar as rodas, enquanto o motor à gasolina apenas gera energia elétrica que é armazenada nas baterias e alimentam o motor elétrico.

Só 20 quilômetros de autonomia?

É verdade que apenas 20 quilômetros de autonomia elétrica parece pouco, sobretudo quando se compara aos mais de 60 quilômetros de autonomia "elétrica" do Volt. 

Novo Toyota Prius Plug-In 2012 - bancos

Entretanto, a Toyota afirma que a maioria dos trajetos urbanos que as pessoas fazem em seus carros é de uma distância inferior a isso, o que permitiria o uso do Prius totalmente elétrico na maior parte dos deslocamentos. Segundo as estimativas da Toyota, se todos os carros que estão em circulação no mundo, hoje, tivesse uma autonomia elétrica de 20Km, o consumo de gasolina global seria reduzido em 60%.

Novo Toyota Prius Plug-In 2012 no brasil

Outra diferença entre o Toyota Prius Plug-In e o Chevrolet Volt é que o Volt tem um motor elétrico de 149hp, oferecendo toda a performance do carro em qualquer situação, enquanto o Toyota Prius tem um motor elétrico muito menos potente que o motor à gasolina, de forma que quando ele é impulsionado exclusivamente pelo motor elétrico, o desempenho do carro é menor.

Quando o Toyota Prius Plug-In está andando apenas com o motor elétrico, sua velocidade máxima é de 100Km/h. Até essa velocidade, o carro roda em silêncio absoluto. Se você quiser mais, então entrará em ação o motor a gasolina e aí ouve-se o ruído de um carro normal.

Acelerando

Da mesma forma, quando se acelera o Toyota Prius Plug-In suavemente o motor a gasolina permanece desligado enquanto existir carga nas baterias. O motor elétrico do Prius Plug-In tem dispõe de 67hp (contra 149hp do motor do Chevrolet Volt). Se você acelerar com vigor, então o motor à gasolina entra em ação para auxiliar o motor elétrico.

Novo Toyota Prius Plug-In 2012 - Painel

O Toyota Prius Plug-In não tem qualquer tipo de seletor para que o motorista possa escolher se deseja o carro movido exclusivamente à gasolina, ou exclusivamente elétrico, ou de forma híbrida. Entretanto, algumas cidades do mundo estão adotando legislações que obrigam emissão zero de poluentes em determinadas regiões, de forma que, nesses locais, somente poderá ser usado um carro com motor exclusivamente elétrico.

Baterias de Lítio

Outra grande diferença do Toyota Prius Plug-In em relação ao que existe hoje são as baterias. A Toyota agora está usando baterias de Lítio, que apresentam uma capacidade de armazenamento maior quando comparadas às de níquel usadas atualmente. Além disso, trabalham com uma tensão maior (350V, contra 200V das atuais).

Novo Toyota Prius Plug-In 2012 - motor

O motor elétrico do Prius Plug-In é basicamente o mesmo do atual, porém a potência subir de 27hp do atual motor para 67hp, em função da maior capacidade das novas baterias.
Além disso, como as baterias podem armazenar mais energia, o processo de frenagem regenerativo (quando a frenagem é feita pelo sistema elétrico, armazenando a energia que seria desperdiçada) é mais eficiente. Dessa forma, a eficiência do funcionamento do sistema híbrido é maior, apesar de as novas baterias pesarem quase 125Kg a mais.

Tempo de carregamento das baterias

Quando o Prius Plug-In é conectado a uma tomanda de 100V normal, ele demorará 3 horas para carregar as baterias em 5KwH. Se a tomada for de 200W esse tempo cai para 1h40 minutos. Assim, se você deixar seu carro carregando enquanto estiver estacionado, a autonomia "elétrica" diária será superior à 20Km.

A Toyota afirma que o seu carro é mais eficiente que o Volt pois o modo de funcionamento híbrido do Prius Plug-In é melhor. De qualquer forma, o sistema do Volt permite uma autonomia "elétrica" mais de 3 vezes maior, e é um modelo mais avançado em termos de concepção.

Preço

A Toyota ainda não deu a previsão de preço, entretanto, como as baterias do Prius Plug-In tem 1/3 da capacidade das do Chevrolet Volt, é bem provável que o Prius Plug-In seja vendido com um preço menor que seu concorrente. E preço sempre é uma variável importante.

Fonte: Toyota 

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